Piracicaba ganha mais uma Escola Técnica

10/08/2009

O governo do Estado de São Paulo inaugurou oficialmente na última sexta-feira, 7 de agosto, a segunda Escola Técnica Estadual (Etec) do município de Piracicaba (162 km da capital). Criada em setembro de 2008, a nova Etec iniciou suas atividades com dois cursos técnicos: Comércio e Instrumentação e Equipamentos Industriais (80 vagas à noite). No 1º semestre de 2009, o Estado implantou Ensino Médio, no período da manhã (70 vagas), e o curso técnico de Logística, com turmas à tarde e à noite (80 vagas no total).

As novidades continuaram no Vestibulinho para o segundo semestre deste ano, quando o número de vagas quadruplicou, em relação ao mesmo período de 2008. Foram oferecidas 320 vagas, sendo 80 para o curso técnico de Automação Industrial, novo na unidade.

"Além das Etecs, estamos fazendo a expansão das Fatecs. Já estamos com 49 e vamos chegar fácil a 52. Vamos manter Piracicaba sempre à frente na área de pesquisa. Também queremos disseminar formação técnica na nossa juventude. Isso significa mais emprego e mais desenvolvimento", afirmou o governador José Serra durante a inauguração.

Já o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressaltou o desempenho dos alunos do ensino médio da Etec. "Entre as 50 escolas municipais, estaduais e particulares da região, a Etec de Piracicaba ficou em segundo lugar no Enem", destacou o secretário ao parabenizar os alunos da escola que acompanhavam a solenidade.

A cidade de Piracicaba conta com mais uma Etec, a Cel. Febeliano da Costa, integrada ao Paula Souza em 1994, e com a Fatec Piracicaba, implantada em 2008, com o curso de graduação tecnológica em Bionergia Sucroalcooleira. Tanto a Fatec quanto a Etec de Piracicaba integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional do Centro Paula Souza, uma das prioridades do governo estadual.

O Estado investiu cerca de R$ 1,5 milhão na compra de mobiliários e equipamentos. Coube à Prefeitura a construção dos prédios da Etec. O bloco 1 abriga 12 salas de aula, 2 laboratórios e auditório, entre outros ambientes. O bloco 2 é destinado a laboratórios e biblioteca. "A Escola Técnica é fruto de uma excelente parceria entre a prefeitura e o Estado, que vai contribuir muito para aprimorar a qualificação profissional dos nossos jovens", afirmou o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

Plano de Expansão do Ensino Profissionalizante
O aumento da oferta de cursos técnicos na região de Piracicaba faz parte do Plano de Expansão do Ensino Profissional do Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento que administra as Etecs e as Fatecs do Estado. O plano, que é uma das prioridades do governador José Serra, tem como meta aumentar em 100 mil o número de matrículas no Ensino Técnico e em 50 mil no Ensino Médio nas Etecs, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades até 2010.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 77,3% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 85,6% desses técnicos têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos mensais.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (28,2%), seguido por serviços (18,4%), comércio (14,%), saúde (9,2%), informática (6,6%), educação (4,9%), agropecuária (4,5%) e construção civil (4,3%). As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas empresas de médio porte, com 20,5%. Depois aparecem serviço público (16,3%), microempresas (15,9%), pequenas empresas (15,8%), e propriedades rurais, com índice de contratação de 1,4%.