Piracicaba e Porto Ferreira ganham Fatec e Etec

13/11/2009

Governador José Serra destacou índice de empregabilidade dos estudantes da Fatec (Milton Michida/Secom)

O governo do Estado de São Paulo entregou oficialmente, nesta sexta-feira, 13 de novembro, o novo prédio da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Piracicaba e a Escola Técnica (Etec) do município de Porto Ferreira. Implantada no 1º semestre de 2008 para atender à demanda por profissionais do setor sucroalcooleiro, a Fatec de Piracicaba começou as atividades na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa. A partir de agosto de 2009, ganhou novo prédio, construído pela prefeitura.

O Estado investiu na Fatec cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1 milhão em mobiliário e equipamentos e R$ 2 milhões na ampliação do espaço físico da unidade.

Inicialmente foram oferecidas 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite, para o curso de graduação tecnológica em Biocombustíveis (nova nomenclatura do curso de Bioenergia Sucroalcooleira).

O projeto pedagógico do curso foi criado em parceria com a Unesp de Jaboticabal, a Esalq de Piracicaba e associações representativas de usineiros e do setor de açúcar e álcool das regiões. No Vestibular para o 1º semestre de 2010, a Fatec oferecerá mais um curso: Gestão Empresarial, com 80 vagas distribuídas nos turnos da manhã e da noite. Atualmente, a faculdade tem 271 alunos matriculados.

Das sete Fatecs localizadas na Região Administrativa de Campinas, três integram o Plano de Expansão da Educação Profissional – uma das prioridades do governo estadual: as Fatecs de Bragança Paulista, Mogi Mirim, e Piracicaba.

Estado investiu R$ 5 milhões na ampliação do espaço físico e compra de equipamentos (Milton Michida/Secom)
Porto Ferreira
Já a Etec de Porto Ferreira foi implantada no 1º semestre de 2009 para atender à demanda da região. A unidade iniciou suas atividades oferecendo 80 vagas para o Ensino Médio e 160 vagas divididas entre os cursos técnicos de Design de Interiores e Logística, nos turnos da tarde e da noite. A novidade do próximo Vestibulinho será o curso de Informática, com 40 vagas à tarde. Atualmente, a escola tem 270 alunos matriculados. Das sete Etecs localizadas na região, duas integram o Plano de Expansão da Educação Profissional: as Etecs de Ibitinga e Porto Ferreira. Uma nova escola, no município de Ibaté, será implantada em 2010.

O governo do Estado investiu na Etec Prof. Jadyr Salles cerca de R$ 350 mil na compra de mobiliários e equipamentos. Coube à prefeitura de Porto Ferreira a reforma e a adequação do prédio, cedido pela Secretaria estadual da Educação. Entre os ambientes do bloco em funcionamento, estão oito salas de aula, dois laboratórios de informática (60 computadores), laboratórios de design de interiores, de maquetes, de gestão e de química, além de cinco salas administrativas. Em 2010, a prefeitura deve construir outro bloco para abrigar novas salas de aula e laboratórios.