Pino promove reunião técnica em São Paulo

25/03/2010

Reunião contou com a participação de Secretarias estaduais e prefeituras

A equipe gestora do Planejamento Ambiental Estratégico das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore do Litoral Paulista (Pino) promoveu nesta quinta-feira, 25 de março, na sede da Secretaria de Desenvolvimento, uma reunião técnica com o objetivo de apresentar os novos dados levantados pela consultoria contratada em conjunto com as prefeituras do litoral paulista. A apresentação mostrou levantamentos e estudos preliminares sobre o cenário atual e fatores críticos do litoral do Estado.

O coordenador de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento, José Roberto dos Santos, ressaltou a importância da realização de reuniões periódicas. ”A expectativa do grupo que integra o Pino é que as próximas reuniões ocorram com mais freqüência, para que as prefeituras possam acompanhar os trabalhos mais de perto”. A reunião contou com a participação de mais de 50 pessoas, entre membros das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Economia e Planejamento, e Saneamento e Energia, além de representantes indicados pelas prefeituras do litoral e integrantes da equipe de consultoria.

Sobre o Pino
O Planejamento Ambiental Estratégico das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore (Pino) tem como objetivo promover a sustentabilidade socioambiental da região litorânea de São Paulo, subsidiando a política de desenvolvimento do governo do Estado. Existem inúmeros projetos públicos e privados para o litoral paulista, com destaque para as iniciativas relacionadas ao petróleo (estaleiros, supply bases, aeroportos e heliportos); à indústria (empresas e retroáreas portuárias) e aos portos de Santos e São Sebastião(expansão portuária).

Resumo das ações
- Identificação e avaliação de áreas potenciais no litoral paulista;
- Realização de levantamentos que subsidiarão a Avaliação Ambiental Estratégica do Litoral Paulista;
- Análise da viabilidade econômica e ambiental dos projetos, subsidiando o sistema de licenciamento ambiental;
- Articular as ações comuns entre o poder público em curto, médio e longo prazos.