Pesquisas da Unesp recebem Prêmio Capes 2013

04/10/2013

Foi divulgado dia 4 de outubro o resultado do Prêmio Capes de Tese 2013, que selecionou as melhores teses de doutorado selecionadas em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes nos cursos de pós-graduação adimplentes e reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá na sede da Capes, Brasília, DF, no dia 10 de dezembro.

A Unesp recebeu dois Prêmios Capes de Tese 2013. Flávia Chiva Carvalho, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, foi premiada pela tese ‘Sistemas Nanoestruturados Mucoadesivos para administração nasal de Zidovudina’, sob orientação de Maria Palmira Daflon Gremião e co-orientação de Rosângela Gonçalves Peccinini Rodrigues Pietro, na área de Farmácia; e Thiago Gonçalves Souza, da Unesp de São José do Rio Preto, pelo trabalho ‘Decifrando a função de processos ecológicos e evolutivos na distribuição local e regional de artrópodes de plantas’, orientado por Gustavo Quevedo Romero, na área de Biodiversidade.

A premiação é constituída pelo Prêmio Capes de Tese e Grande Prêmio Capes de Tese, em parceria com a Fundação Conrado Wessel.

O Prêmio Capes de Tese consiste em: I - passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; II - certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador (es) e ao programa em que foi defendida a tese; III - certificado de premiação e medalha para autor; IV - auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional para o orientador, no valor de R$ 3 mil; V - bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até três anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado.

Grande Prêmio
O resultado do Grande Prêmio Capes de Tese - Edição 2013 será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios. Concorrerão ao Grande Prêmio Capes de Tese os autores vencedores do Prêmio Capes de Tese que apresentarem à Capes uma vídeo-aula com duração de 20 a 30 minutos, em CD ou DVD, destinada a estudantes de ensino médio, abordando, de forma apropriada a tal nível educacional, o tema da tese de doutorado.

O Grande Prêmio Capes de Tese consiste em: I - passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação que ocorrerá na sede da Capes, em Brasília; II - certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; III - certificado de premiação e medalha para autor; IV - auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; V - bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; VI - 15 mil dólares para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.