carregando...

Notícias

Notícias

Pesquisadores da Letônia buscam cooperação com Fapesp



26/03/2014

Fonte: Fapesp

A ministra da Educação e Ciência da Letônia, Ina Druviete, visitou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em 26 de março para discutir possibilidades de cooperação entre pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa de seu país e do Estado de São Paulo, apoiados pela Fundação.
 
Acompanhada pela embaixadora da Letônia em Portugal, Alda Vanaga, e pela cônsul honorária Daina Gutmanis, Druviete foi recebida por Celso Lafer, presidente da Fapesp, José Arana Varela, diretor presidente, e Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da Fundação. “Estamos interessados em formalizar um acordo com a Fapesp.
 
Acredito que temos oportunidades para cooperação em programas de pesquisa sobre temas que podem interessar ao Brasil”, disse Druviete.
 
A ministra propôs durante o encontro a discussão e divulgação de possibilidades de colaboração científica de pesquisadores letões e brasileiros que atuam em São Paulo por meio de intercâmbio e do desenvolvimento de projetos científicos conjuntos. Entre as áreas de interesse e destaque na produção científica da Letônia estão Agricultura, Medicina, Biomedicina, Bioenergia, Nanotecnologia e Farmácia.

“A cooperação é sempre motivada pela iniciativa de membros da comunidade acadêmica ou relacionados a ela, interessados em identificar oportunidades de intercâmbio entre pesquisadores e instituições que possam oferecer as condições para que ela aconteça”, disse Lafer.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo