Perfil de alunos das Etecs e Fatecs mostra jovens conectados

19/03/2015

Fonte: Centro Paula Souza

Relatório aponta que acesso à internet em casa é bastante comum tanto entre aprovados das Etecs quanto das Fatecs (Zanetta Hardy/Centro Paula Souza)A maioria dos aprovados no vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) tem até 17 anos, estudou em escolas públicas e está conectada à internet. De acordo com o relatório socioeconômico do 1º semestre de 2015, o acesso à rede em casa é habito de 89,67% dos novos alunos das Etecs. Os jovens de até 17 anos representam 54,71% dos aprovados no processo seletivo. Entre os futuros profissionais, 80,11% cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas.

Os aprovados para as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado também são jovens conectados. A faixa etária predominante entre os selecionados no vestibular vai de 18 a 23 anos (49,76%). Dos futuros alunos das Fatecs, 77,73% cursaram o ensino médio em escolas públicas e 53,9% exercem atividade remunerada regularmente. O acesso à internet em casa é da ordem de 92,8% entre os aprovados. Além disso, 12,9% dos alunos já possuem nível superior e 36,1% desejam continuar estudando após o término da faculdade por meio de cursos de pós-graduação ou MBA.

Enquanto nas Etecs a diferença entre os gêneros é equilibrada (os homens são 49,65% e as mulheres, 50,35%), nas Fatecs predominam os homens (68,33%) entre os aprovados neste primeiro semestre de 2015.O relatório socioeconômico é elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza.