Paula Souza vai transferir sua sede para Nova Luz

30/09/2009

Ilustração do novo empreendimento que pretende levar vida nova à região da Luz (Reprodução/Centro Paula Souza)A futura sede do Centro Paula Souza - autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, responsável pela administração das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado - será o primeiro prédio público na Nova Luz, projeto de revitalização da prefeitura da capital e do governo do Estado. A obra tem previsão de entrega em 2011. O empreendimento deverá levar vida nova ao quarteirão das ruas Timbiras, Andradas, Aurora e General Couto de Magalhães, no centro da capital.

"Seremos o primeiro órgão público a mudar para a nova área, colaborando para a sua revitalização", afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Nos 6.870 m² de área, serão construídos 26,7 mil m² para administração central, centro de capacitação de professores, três auditórios, refeitório, creche, quadra e estacionamento, além de nova escola técnica, a Etec Nova Luz. O projeto é dos arquitetos Pedro Taddei Neto, presidente da Fundação para Pesquisa Ambiental (Fupam) e Francisco Spadoni. A frequência de mais de 2 mil alunos e 600 funcionários nos três períodos do dia deverá ainda atrair novos empreendimentos para a região.

"Os edifícios ficarão elevados sobre pilotis (colunas que sustentam a construção, deixando vão livre no pavimento térreo) de sete metros acima do piso, formando espaço térreo público, que se funde com a praça do prédio do Poupatempo e se conecta com a Avenida Ipiranga", explica Taddei Neto. O conjunto poderá ser avistado desde a Estação da Luz e da Sala São Paulo.

Depois da mudança da instituição, será pedido à prefeitura o fechamento da Rua dos Timbiras, para formar um calçadão na frente do complexo, entre as estações Luz e República do Metrô.

O prédio centenário onde o Centro Paula Souza está hoje, na Praça Coronel Fernando Prestes, é o endereço oficial da instituição desde que foi criada, em 1969. Foi construído em 1890, pelo renomado arquiteto Ramos de Azevedo, para abrigar a Escola Politécnica, e será entregue à Secretaria da Cultura.

Reurbanização do centro
O endereço da futura sede do Centro Paula Souza (região central de São Paulo) integra o projeto de reurbanização, que prevê a revitalização de 225 hectares no centro da capital. A intervenção deve levar a uma oferta de moradias, comércio e equipamentos públicos, garantindo a preservação do patrimônio arquitetônico e respeitando a vocação econômica estabelecida. Na primeira fase, serão desapropriados imóveis para instalação de equipamentos públicos, sedes de órgãos e secretarias, além de um novo parque. Uma lei municipal, aprovada em 2005, determina ainda incentivos fiscais para quem investir na região.