Paula Souza assina acordo com universidade argentina

04/09/2012

O Centro Paula Souza e a Universidad Tecnológica Nacional, da Argentina, assinaram nesta segunda-feira, dia 3, um acordo de cooperação técnica para o intercâmbio de alunos e professores das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em programas anuais de aprendizado da língua espanhola. O objetivo é estender a parceria para projetos de interesse comum em atividades acadêmicas, científicas e tecnológicas.

A iniciativa partiu de uma experiência realizada com 30 alunos dos cursos tecnológicos de Comércio Exterior, Logística, Gestão Empresarial e Gestão Financeira da Fatec Guaratinguetá e sete professores de espanhol do Centro Paula Souza. Durante uma semana, no mês de julho, o grupo esteve na Argentina para o aprendizado do idioma e visitas ao Centro Metropolitano de Desenho, especializado em produção têxtil, à Câmara de Comércio Argentina e a uma unidade da fabril da Volkswagen , em Buenos Aires.

O convênio começa a vigorar em 2013 com as Fatecs Americana, Guaratinguetá e Jundiaí. Em seguida, será estendido a todas as faculdades de tecnologia do Centro Paula Souza que oferecerem cursos com a disciplina de espanhol no currículo.

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, ressaltou que parcerias com universidades estrangeiras valorizam o aprendizado dos alunos. "É um acordo muito importante, pois estamos investindo na ampliação de nossas atividades com instituições de ensino do exterior com objetivos similares aos nossos, o que traz inúmeros benefícios para alunos e professores ampliarem seus conhecimentos."

A Universidad Tecnológica Nacional é uma instituição de ensino federal, criada em 1959, com 32 campi espalhados por toda a Argentina. Oferece cursos tecnológicos, de bacharelado e de pós-graduação nas áreas de exatas e humanas. Tem um conceituado programa de espanhol para estrangeiros que já levou alunos da Alemanha, Brasil, China, entre outros.