carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Paula Souza amplia parceria com IBM



17/02/2009

O Centro Paula Souza, órgão que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado, vai ampliar o convênio com a IBM para implementar dois cursos de extensão tecnológica em Java e Mainframe nas Fatecs. A parceria também prevê a disponibilização de software para oferecer curso de inglês a distância, com 100 horas de aula, e um mecanismo que ensina e corrige a pronúncia dos alunos.

Segundo o Centro Paula Souza, já foram definidas as primeiras Fatecs que contarão com o curso de Mainframe. As unidades ficam nos municípios de Santos, São Paulo (Bom Retiro), Praia Grande, Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba. Cada uma deverá oferecer 40 vagas neste segundo semestre.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, os cursos terão duração de 1 ano e meio. “O aluno da Fatec que estiver estudando um curso superior tecnológico na área de informática poderá frequentar paralelamente as aulas dos novos cursos de extensão. São mais duas opções para aprofundar os conhecimentos do jovem que busca o aperfeiçoamento no ramo de tecnologia da informação”, explicou o secretário.

O Centro Paula Souza , autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, já lançou os cursos de especialização técnica de Java e Mainframe nas Etecs. A IBM Brasil participa do projeto como apoiador tecnológico, doando softwares, disponibilizando conteúdo técnico e treinando professores.

O anúncio da criação do novo curso foi feito após a realização do primeiro processo seletivo para a especialização técnica em Mainframe, que terá início em março nas Etecs de Mogi Mirim, Praia Grande e Camargo Aranha, na capital. Das 500 horas do curso, 100 são reservadas para aulas de inglês direcionado a negócios. “A ideia é posteriormente aumentar a oferta de vagas nesses cursos em outras escolas do Estado”, afirmou a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

Entenda os cursos
Mainframe é um computador de grande porte, dedicado normalmente ao processamento de um volume grande de informações. Os mainframes são capazes de oferecer serviços de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou por meio de uma rede. Java é uma plataforma que permite desenvolver aplicativos utilizando qualquer uma das linguagens criadas para a plataforma Java, sendo a linguagem padrão a que leva seu próprio nome: Linguagem Java. Uma grande vantagem da plataforma é a de não estar presa a um único sistema operacional ou hardware, pois seus programas rodam através de uma máquina virtual que pode ser emulada em qualquer sistema que suporte a linguagem C++.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo