carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Paula Souza abre vagas para qualificação



04/03/2009

Trabalhadores de 20 a 59 anos desempregados podem se candidatar a uma das 3.369 vagas (480 para a capital e as demais 2.889 para o interior e litoral) em cursos gratuitos ministrados nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Garçom, assistente administrativo, operador de telemarketing, pedreiro, pintor, cozinheiro, eletricista, vendedor, mecânico, empregada doméstica e informática básica são alguns dos cursos oferecidos. As inscrições estão abertas e vão até o preenchimento de todas as turmas. As vagas são limitadas e a seleção será pela ordem de chegada do candidato.

O requisito de nível de escolaridade varia de acordo com o curso. A previsão de início das aulas é 9 de março. Os cursos são distribuídos de acordo com as necessidades do mercado de trabalho de cada região. Para se inscrever, o interessado deve procurar os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF e carteira profissional. Em seguida, o cidadão é encaminhado para a matrícula na instituição de ensino. Onde não houver PAT, a pessoa deve ir diretamente aos locais dos cursos.

A oferta de cursos gratuitos profissionalizantes integra o Programa Estadual de Qualificação Profissional (da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho) de preparar e capacitar o trabalhador para as novas exigências do mercado de trabalho e de aumentar a possibilidade de ocupação. No ano passado, 30 mil pessoas passaram pela qualificação profissional e a previsão é que até 2010 sejam capacitados 180 mil trabalhadores. Além do Paula Souza, a qualificação é oferecida pelo Senai e Senac.

Durante a qualificação profissional, os alunos terão aulas voltadas às habilidades específicas (diversas profissões das áreas de Gestão e Serviços, Casa e Construção e Hotelaria) e às gerais (disciplinas de reforço do ensino fundamental como português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania). São 200 horas-aulas presenciais, sendo 120 voltadas para habilidades gerais e 80 para as específicas. Preparado pela Fundação Padre Anchieta, o material didático (apostilas impressas e DVDs que são exibidos em sala de aula) ajuda no aprendizado do conteúdo didático.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo