Patem recomenda obras em taludes de Aparecida

17/11/2009

IPT detalha providências a serem tomadas por municípios para solução de problemas

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregou nesta quarta-feira, 18 de novembro, ao prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, durante encontro na sede da Secretaria, um parecer técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com recomendações para reconstituição dos taludes da Rua Benedito Garcia dos Reis, no Bairro São Francisco, em Aparecida.

Após três meses de estudos, o parecer técnico detalha as providências a serem tomadas pelo município para solução dos problemas, com obras de infraestrutura para conter assoreamentos e melhorar o sistema de drenagem. O investimento total para realização dos estudos foi de R$ 105.742,20. A Secretaria de Desenvolvimento destinou o aporte de R$ 96.277,67, e o município colaborou com a contrapartida de R$ 9.464,53.

São Lourenço da Serra
Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento também assinou uma ordem de serviço com o prefeito de São Lourenço da Serra, Lener do Nascimento Ribeiro, para realização de estudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Patem. Os trabalhos irão elaborar subsídios para o planejamento territorial de São Lourenço da Serra. O estudo deverá estar pronto em 40 dias, com o objetivo de auxiliar na elaboração do Plano Diretor do município. O investimento total será de R$ 75.064, financiados pelo Estado.

Sobre o Patem
A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), financia serviços especializados do IPT para obtenção de pareceres técnicos em municípios de pequeno e médio porte. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Entre janeiro e novembro de 2009, a Secretaria de Desenvolvimento assinou 20 ordens de serviço com os municípios de Aparecida, Águas da Prata, Bananal, Bauru, Bofete, Brotas, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cedral, Conchas, Jales, Lindoia, Novo Horizonte Piquete, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra, São Luiz do Paraitinga, São Vicente, Tambaú e Tremembé, para apontar diagnósticos de erosões, contaminação de solo, assoreamentos, enchentes, análises estruturais de edificações, entre outras situações.

No total, estão sendo disponibilizados R$ 1.572.823,00 em investimentos do Patem para 2009. O programa existe desde 1989. Ao longo desses 20 anos, já investiu mais de R$ 15 milhões em mais de 500 atendimentos.