Patem financia serviços emergenciais do IPT

02/07/2010

Equipe do IPT durante os trabalhos de reconstrução em São Luiz do Paraitinga

A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e arranjos produtivos locais.

Em 2009, a Secretaria de Desenvolvimento assinou 21 ordens de serviço com os municípios de Aparecida, Águas da Prata, Bananal, Bauru, Bofete, Brotas, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cedral, Cerqueira César, Conchas, Jales, Lindoia, Novo Horizonte, Piquete, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra, São Luiz do Paraitinga, São Vicente, Tambaú e Tremembé, para apontar diagnósticos de erosões, contaminação de solo, assoreamentos, enchentes, análises estruturais de edificações, entre outras situações. No total, foram disponibilizados R$ 1.572.823,00 em investimentos do Patem em 2009. O programa existe desde 1989. Ao longo desses 20 anos, já investiu mais de R$ 15 milhões em mais de 500 atendimentos.

Técnicos do IPT localizaram a 4ª maior reserva de argila do Brasil

4ª maior reserva de argila do Brasil
Um estudo do IPT, financiado pelo Patem, apontou, em agosto de 2009, a descoberta da quarta maior reserva de argila do Brasil, calculada em torno de 135 milhões de toneladas. A quantidade é suficiente para abastecer as indústrias cerâmicas do Arranjo Produtivo Local (APL) do Oeste Paulista por 85 anos, para fabricação de blocos, lajes e telhas. Os levantamentos desenvolvidos pelo IPT incluíram o reconhecimento geológico das áreas de pesquisas, nos campos de Castilho e Campinal (Presidente Epitácio); a execução sistemática de sondagens; a coleta de amostras e a caracterização tridimensional dos depósitos de argila encontrados.

Atuações em 2010
O Patem assinou quatro contratos com o IPT para a execução de trabalhos emergenciais em São Luiz do Paraitinga, após a enchente ocorrida em janeiro de 2010, quando as águas do Rio Paraitinga subiram 15 metros, danificando centenas de edificações tombadas pelo patrimônio histórico. No total, foram investidos R$ 750 mil para realização de análises estruturais em edifícios, mapeamentos de áreas de risco e avaliação de uma ponte no centro da cidade.

O total de investimentos previstos para 2010 é de R$ 1,6 milhão. Além de São Luiz do Paraitinga, foram assinadas ordens de serviço nos municípios de Bragança Paulista (R$ 171 mil), Campo Limpo Paulista (R$ 191 mil), Campos do Jordão (R$ 36 mil), Caraguatatuba (R$ 141 mil), Cunha (R$ 203 mil) e São Bento do Sapucaí (R$ 72 mil).

Como solicitar recursos
As prefeituras que necessitarem de serviços financiados pelo Patem devem encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento, que avaliará os trabalhos que serão realizados e o valor a ser investido. A equipe técnica seleciona quais são os casos de maior urgência para priorizar a contratação dos estudos do IPT.

Os projetos deverão ser encaminhados para Coordenadoria de Desenvolvimento Regional:
Rua Bela Cintra, 847 - 7º Andar - Consolação - São Paulo - SP - CEP 01415-903
T+ 55 (11) 3218 5798