Patem financia mapeamento de áreas de risco em São Roque

06/03/2015

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Convênio foi firmado em 2 de julho de 2014 entre SDECTI e município (Divulgação)A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) financia o mapeamento de 22 áreas de risco do município de São Roque. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem) e contou com investimento de R$ 279.439,40.

O convênio foi firmado em 2 de julho de 2014 entre a SDECTI e o município, para estudos realizados por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O relatório final vai sair até o final de março.

O fim das atividades em campo aconteceu no dia 26 de fevereiro e contou com as presenças do coordenador da equipe técnica do IPT, Eduardo Soares de Macedo, e do prefeito Daniel de Oliveira Costa.

O convênio contempla o zoneamento de áreas de risco e levantamento de Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbanas em 22 núcleos de ocupação e loteamentos irregulares de Interesse Social.

O estudo vai apoiar os projetos de regularização em andamento, além de atender as necessidades habitacionais do município e as ações de planejamento e fiscalização do desenvolvimento urbano.

Sobre o Patem
O Patem financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do IPT para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais. O trabalho executado pelo Patem abrange as seguintes áreas: uso do solo, recursos minerais e água subterrânea, infraestrutura pública, distritos industriais e de serviços, e dinâmica socioeconômica municipal.