Patem financia estudos técnicos em Batatais, São Roque e Santana de Parnaíba

01/07/2014

Nelson Baeta e prefeito de BatataisO secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Nelson Baeta Neves, assinou nesta terça-feira, 1 de julho, parcerias com as prefeituras de Batatais, São Roque e Santana de Parnaíba para elaboração de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O evento contou com as presenças dos prefeitos de cada cidade e outras autoridades.

Os trabalhos vão apontar diagnósticos de problemas nos municípios, como deterioração em madeiramento, áreas de risco e locais contaminados para encerramento de aterro. Por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) irá destinar a maior parte dos recursos que vão custear os projetos. No caso das três cidades, o investimento soma mais de R$ 680 mil. A Pasta será responsável pelo aporte de R$ 585.500,65 e as prefeituras destinarão a contrapartida de R$ 95.251,21.

Nelson Baeta e representantes da prefeitura de Santana de ParnaíbaConfira a seguir quais serviços serão prestados em cada um dos três municípios:

Batatais
Diagnóstico da biodeterioração no madeiramento da igreja do senhor Bom Jesus da Cana Verde

• Investimento do Estado: R$ 59.555,50
  • Contrapartida da prefeitura: R$ 10.503,54
  • Valor total: R$ 70.059,04
  • Prazo para execução: 20 semanas

São Roque
Mapeamento de área de risco de deslizamentos e inundação e de áreas de preservação permanente em núcleo e loteamentos irregulares no município
  • Investimento do Estado: R$ 279.439,40
  • Contrapartida da prefeitura: R$ 31.364,30
  • Valor total: R$ 310.803,70
  • Prazo para execução: 8 meses

Nelson Baeta e representantes da prefeitura de São RoqueSantana de Parnaíba
Investigação confirmatória de área contaminada e elaboração do plano de encerramento do aterro municipal
  • Investimento do Estado: R$ 246.505,75
  • Contrapartida da prefeitura: R$ 53.383,37
  • Valor total: R$ 299.899,12
  • Prazo para execução: 8 meses

Sobre o Patem
O programa financia serviços especializados que utilizam a capacitação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para obtenção de laudos em municípios de pequeno e médio porte, que não contam com recursos e capacitação funcional para resolução de situações emergenciais.

O trabalho executado pelo Patem abrange as seguintes áreas: uso do solo, recursos minerais e água subterrânea, infraestrutura pública, distritos industriais e de serviços, e dinâmica socioeconômica municipal.

Como funciona
Quando o município tem um problema que necessita de avaliação técnica do IPT, a prefeitura deve enviar ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) relatando o tipo de situação a ser examinada. Se a solicitação atender às exigências do Patem, prefeitura e Secretaria celebram o convênio.

Os técnicos do IPT visitam o município para levantar as informações necessárias para produção do diagnóstico, apontando problemas e as medidas necessárias para solucioná-los. O programa não repassa recursos para a realização de obras. Mais informações na Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação pelo telefone (11) 3218-5735 / 5734.

Clique aqui para ver mais fotos