Patem fará mapeamento de áreas de risco nos morros

07/10/2011

Secretário Paulo Alexandre e prefeito Papa durante assinatura do convênio em Santos

Com o objetivo de prevenir acidentes naturais nas encostas dos morros, o prefeito de Santos, João Paulo TavaresPapa, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, assinaram na manhã desta sexta-feira (07), no Paço Municipal, o contrato para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos da cidade, confeccionado originalmente em 2005.

O trabalho inclui o mapeamento de áreas antigas e novas e será realizado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), através de recursos disponibilizados pelo Programa Estadual de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Para a realização do estudo, a SDECT disponibiliza R$ 218.200,76. Caberá à Prefeitura a contrapartida de R$ 111.800,33, correspondente às diárias pagas para os técnicos do IPT envolvidos no projeto.

A atividade consiste na reavaliação completa do mapeamento das áreas de risco associado a processos de instabilidade nos terrenos nas encostas dos morros. Um problema que costuma se agravar durante a temporada de chuvas, que se inicia em dezembro com a chegada do verão. O convênio prevê ainda o mapeamento de novas áreas de risco indicadas pela Prefeitura. O prazo para a execução desses trabalhos é de seis meses.

“É um investimento de baixo custo, comparando-se os resultados positivos que proporciona. Com os laudos técnicos, os municípios podem adotar medidas que evitem acidentes de consequencias imprevisíveis. O IPT é de uma excelência técnica indiscutível e está cada vez mais presente nas cidades, para detectar problemas, propor soluções e especialmente salvar vidas com as ações preventivas”, justificou o secretário Paulo Alexandre Barbosa.

Para Papa, o convênio é fundamental para a cidade, principalmente para a segurança das pessoas que vivem em encostas e áreas de risco. “O IPT é um órgão que tem especialização, com equipamentos de ponta que permitem uma atualização bastante rigorosa com a qualidade necessária para possamos realizar as intervenções necessárias a partir de agora”.

Neste ano, além de Santos, mais oito cidades serão contempladas: Bragança Paulista, Santa Gertrudes, Anhembi, Bofete, Arujá, São Sebastião, Águas da Prata e Itanhaém. A iniciativa garante ainda apoio do IPT em laudos e estudos de situações de risco, como será realizado em Santos entre as ações preventivas ao período de chuvas, que se inicia em dezembro.

O Patem oferece serviços que vão desde inspeção e avaliação de estruturas de obras até análise do comprometimento de encostas e processo erosivo do solo. Também contribui com informações para a produção de Plano Diretor de Mineração e na elaboração de estudos hidrológicos em aterros sanitários.

Prevenção - Em 2010, a secretaria liberou R$ 2.469.293,50 para o programa. Entre as cidades que já recorreram ao Patem está São Luiz do Paraitinga. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, o município foi arrasado pelas fortes chuvas. O rio que corta a cidade classificada como Patrimônio Nacional subiu 10 vezes mais que sua capacidade máxima, destruindo cerca de 300 construções.

O trabalho realizado pelo IPT em Paraitinga possibilitou a análise emergencial das construções, muitas das quais completamente destruídas ou sob risco de desabamento. Os técnicos mapearam as áreas de risco, fizeram inspeções de ponte e passarela e avaliaram as condições estruturais dos imóveis.

“Com os laudos e estudos técnicos viabilizados pelo Patem, a Prefeitura e o Governo do Estado puderam priorizar as ações e os investimentos para a solução das situações emergenciais. Foi um trabalho bastante elogiado, pois ajudou na reconstrução da cidade, com o resgate de importantes prédios históricos”, destacou Paulo Alexandre.

Como funciona – Quando o município tem um problema que necessita de avaliação técnica do IPT, a prefeitura deve enviar ofício à SDECT relatando o tipo de situação a ser examinada. Se a solicitação atender às exigências do Patem, prefeitura e secretaria celebram o convênio.

Os técnicos do IPT visitam o município para levantar as informações necessárias para produção do diagnóstico, apontando problemas e as medidas necessárias para solucioná-los. O programa não repassa recursos para a realização de obras. Mais informações na Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da SDECT pelo telefone (11) 3218-5735 / 5734.