Patem entrega parecer sobre solar de Bananal

01/12/2009

Parecer detalha medidas a serem tomadas para solucionar os problemas da edificação (Pamela Benetti/SD)

A Secretaria de Desenvolvimento entregou nesta quarta-feira, 2 de dezembro, um parecer técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) com recomendações para restauração do Solar Aguiar Valim, antiga sede da prefeitura de Bananal. O estudo do IPT foi entregue em mãos pelo secretário Geraldo Alckmin ao prefeito de Bananal, David Luiz de Morais, durante solenidade na própria sede da Secretaria de Desenvolvimento.

Construído em 1860 por Manoel de Aguiar Valim, o edifício é um dos cartões postais da cidade e encontra-se com danificações estruturais no telhado e rachaduras nas paredes. Após três meses de estudos, o parecer técnico detalha as providências a serem tomadas pelo município para solução dos problemas, com a recomendação de obras para melhorar a segurança estrutural. O investimento total para realização dos estudos foi de R$ 52.146,14. O Estado destinou o aporte de R$ 48.396,14, e o município colaborou com R$ 3.750,00.

Sobre o Patem
A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), financia serviços especializados do IPT para obtenção de pareceres técnicos em municípios de pequeno e médio porte. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Entre janeiro e novembro de 2009, a Secretaria de Desenvolvimento assinou 20 ordens de serviço com os municípios de Aparecida, Águas da Prata, Bananal, Bauru, Bofete, Brotas, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cedral, Conchas, Jales, Lindoia, Novo Horizonte Piquete, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra, São Luiz do Paraitinga, São Vicente, Tambaú e Tremembé, para apontar diagnósticos de erosões, contaminação de solo, assoreamentos, enchentes, análises estruturais de edificações, entre outras situações.

No total, estão sendo disponibilizados R$ 1.572.823,00 em investimentos do Patem para 2009. O programa existe desde 1989. Ao longo desses 20 anos, já investiu mais de R$ 15 milhões em mais de 500 atendimentos.