Patem assina convênio com Ribeirão Pires

10/08/2009

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou neste domingo, 9 de agosto, no município de Ribeirão Pires (33 km da capital), na região do Grande ABC, um convênio com a prefeitura para emissão de um laudo técnico do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), com o objetivo de auxiliar na recuperação do solo dos edifícios que compõem o Centro Educacional Ibrahim Alves de Lima. A área está contaminada com cloreto de sódio e foi interditada parcialmente desde o início do ano.

A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), vai contratar o serviço para diagnosticar problemas para efetuar a dessalinização do solo. Antes de ser um centro educacional, o local abrigou por décadas uma fábrica de produção de sal, responsável pela contaminação.

“Os técnicos farão o trabalho de vistoria e o laudo vai detectar o problema e apontar o caminho para recuperação do edifício”, explicou o secretário de Desenvolvimento.

O valor total do convênio é de R$ 113.882,34, sendo que R$ 94.759,99 virão da Secretaria de Desenvolvimento do Estado e o restante (R$ 19.122,35) da prefeitura de Ribeirão Pires. O prazo para elaboração do laudo técnico é de três meses.