Patem assina com São Luiz do Paraitinga

17/08/2009

Ordem de serviço foi assinada na Secretaria de Desenvolvimento (Adriana Nakamura/SD)A estrutura da igreja matriz de São Luiz do Paraitinga (171 km da capital) passará por uma avaliação técnica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A ordem de serviço para realização dos exames foi assinada nesta segunda-feira, 17 de agosto, pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pela prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard Sicherle. Construída no século XIX, a igreja matriz está localizada na praça central da cidade, e possui vários afrescos, vitrais e altares em mármore carrara.

Ultimamente a edificação começou a apresentar trincas nas torres. Frente a esse problema, os técnicos do IPT farão um laudo de estabilidade nas paredes de taipa de pilão e uma sondagem no subsolo. O estudo deverá estar pronto em três meses, com o objetivo de emitir um parecer com as recomendações necessárias para solucionar o problema.

O investimento total será de R$ 25.843,74. A Secretaria de Desenvolvimento será responsável pelo aporte de R$ 22.553,12 e a prefeitura fará a contrapartida de R$ 3.290,62.

Sobre o Patem
A Secretaria de Desenvolvimento, por intermédio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), financia serviços especializados do IPT para obtenção de laudos técnicos em municípios de pequeno e médio porte. Os temas trabalhados pelo Patem são: planejamento territorial, obras de infraestrutura pública, defesa civil, mineração, cerâmica, resíduos sólidos, recursos hídricos, agricultura irrigada, habitação, distritos industriais, turismo e arranjos produtivos locais.

Nas últimas semanas, a Secretaria de Desenvolvimento assinou outros sete convênios, com os municípios de Aparecida, Brotas, Cedral, Conchas, Piquete, Ribeirão Pires e Tambaú, para apontar diagnósticos de erosões, contaminação de solo, assoreamentos e enchentes. No total, foram investidos R$ 822.826,79. O Estado responsabilizou-se pelo aporte de R$ 735.574,85 e as prefeituras destinaram R$ 87.251,94.