Parque Tecnológico lança Centro de Comunicação

22/03/2012

Em parceria com a Ericsson, o Parque Tecnológico de São José dos Campos lançou nesta semana – (20) - o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias de Informação e Comunicação e Multimídia (CDTIC). Esse Centro tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências e soluções inovadoras nas áreas de TIC e contará com a Ericsson como empresa-âncora, selecionada por meio de chamada pública.

O foco do CDTIC será no desenvolvimento de soluções de comunicação que irão ajudar a tornar realidade a Sociedade Conectada, principalmente em áreas como transporte e segurança, envolvendo a computação em nuvem, banda larga e mobilidade em suas plataformas de inovação. Hoje, para cada 10% de aumento na penetração da banda larga, há um incremento de 1% no PIB. Além disso, para cada 1 mil novos usuários de banda larga, 80 empregos são criados.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos foi inaugurado em 2006. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Está voltado prioritariamente à área aeroespacial e aeronáutica. Há também forte presença de indústrias petroquímicas, do setor automobilístico, de defesa e farmacêutico. A Prefeitura de São José dos Campos recebeu o credenciamento provisório do Parque Tecnológico de São José dos Campos no Sistema Paulista de Parques Tecnológico em 06/06/2008 e o credenciamento definitivo em 28/12/2010.

Do início até agora, o PqTec-SJC expandiu-se em uma área definida pela Lei de Zoneamento de 12.500.000m² em torno do seu Núcleo. A expansão se deu em um ambiente de parcerias com entidades vocacionadas à agregação de valores tecnológicos, em segmentos como Aeronáutica, Espacial, Defesa, Energia e Meio Ambiente, Saúde, Saneamento e Recursos Hídricos, Tecnologia da Informação e da Comunicação, entre outros.

Parques tecnológicos são empreendimentos criados e geridos para promover pesquisa e inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas, e dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais. No Estado, eles têm o apoio do Sistema de Parques Tecnológicos (SPTec).