carregando...

Notícias

Notícias

Parque tecnológico é tema de workshop em Sorocaba



19/05/2010

Evento discutiu diretrizes para viabilizar a implantação do parque tecnológico

Os desafios e as oportunidades para o Parque Tecnológico de Sorocaba foram o tema central do workshop realizado nesta quarta-feira, 19 de maio, no auditório da Flextronics Institute Tecnology (FIT). O encontro teve como objetivo discutir estratégias e sensibilizar academias, empresas e poder público sobre a importância de um ambiente inovativo no município, em vista da implantação do Parque Tecnológico.

Na oportunidade, o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Pedro Primo Bombonato, apresentou o Sistema Paulista de Parques Tecnológico (SPTec) – programa do governo do Estado para incentivar a formação desses empreendimentos, por meio de recursos para obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos e realização de estudos, entre outros tópicos.

Além do SPTec, o governo dispõe ainda de um plano de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de tecnologia poderão utilizar créditos de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimento e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens.

Coordenador de CT&I da Secretaria de Desenvolvimento apresentou o SPTec

O workshop, promovido pela Agência de Inovação (Inova) de Sorocaba, também contou com a participação do prefeito Vitor Lippi, do presidente da Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Guilherme Ary Plonski, que fez um panorama dos Parques Tecnológicos e do diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campo, Marco Antônio Raupp. Coube à secretária-adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnológica, Ana Lúcia Torkomian, abordar o tema “As Políticas de Inovação” e à professora Désiree M. Zouain, gerente de projetos do Núcleo de Políticas e Gestão Tecnológico da USP (Universidade de São Paulo) e especialistas no tema, falar sobre “Conceito sobre o Projeto de Sorocaba”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo