Parque Tecnológico de Santos entra no SPTec

28/10/2009

Com a entrada de Santos, já chegam a nove as iniciativas pré-credenciadas em SP (Leonardo Tote/SD)

O projeto do Parque Tecnólogico de Santos agora faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec). O credenciamento provisório foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, em solenidade no salão nobre da prefeitura santista, nesta quarta-feira, 28 de outubro.

Para o secretário de Desenvolvimento, o projeto ajudará a região a atrair investimentos e oportunidades de emprego. “Com a exploração do pré-sal, muitas empresas se instalarão no litoral paulista e o Parque Tecnológico de Santos será o berço de boa parte delas”, afirmou.

Com a entrada de Santos no SPTec, já chegam a nove as iniciativas com credenciamento provisório no Estado. O parque da Baixada Santista ficará localizado entre os bairros do Valongo e Vila Mathias e será voltado às áreas de petróleo, gás natural, porto, tecnologia da informação, meio ambiente e logística. As empresas que já manifestaram interesse em fazer parte do empreendimento são a Petrobrás, a Usiminas e iniciativas especializadas em TI.

O prefeito de Santos está otimista com o projeto e garante que a iniciativa deve trazer mais investimentos para todo o litoral de São Paulo. "O aval da Petrobras e da Usiminas já é o grande indicador de que teremos energia para levar este projeto adiante", destacou.

Núcleo do Parque Tecnológico será instalado em galpão no bairro do Valongo (Anderson Bianchi/PMS)
Os bairros escolhidos têm vocação para receber empresas de tecnologia focadas em pesquisa e desenvolvimento. Santos oferece condições técnicas, infraestrutura consolidada, concentração de universidades, Etec e Fatec. No total, o município soma seis universidades, com 35 mil alunos matriculados, além do Centro Paula Souza, que conta hoje com 5.961 alunos nas Escolas Técnicas da Baixada Santista e 1.730 alunos nas Faculdades de Tecnologia.

A Secretaria de Desenvolvimento, em conjunto com Centro Paula Souza, prefeituras e setor produtivo, também estuda a criação de um curso técnico voltado à área de petróleo e gás natural.

Em junho deste ano, o conselho curador da Fundação de Tecnologia e Conhecimento de Santos tomou posse na sede da associação comercial santista. A FTC será a entidade gestora do futuro Parque Tecnológico de Santos.

Incentivos
As empresas que se instalarem em Parques Tecnológicos poderão participar do programa de incentivos fiscais, chamado “Pró-Parques”. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar os créditos acumulados do ICMS apropriados até 30 de novembro de 2010, ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de projetos de investimento nos Parques Tecnológicos e também no pagamento do ICMS relativo à importação de bens destinados ao seu ativo imobilizado.