Parque Industrial da Foxconn será construído em Itu

20/09/2012

Secretário fala da importância da nova fábrica para a economia da região

A taiwanesa Foxconn, maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo, anunciou nesta quinta-feira, 20 de setembro, que sua nova fábrica no Brasil será construída na cidade de Itu, em São Paulo, localizada a 103 km da capital paulista.

O anúncio, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes durante a assinatura do protocolo de intenções entre o presidente da Foxconn no Brasil, Henry Cheng, e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, responsável pela agência de atração de investimentos para o Estado. No evento, o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, também assinou um memorando com a fabricante asiática.

A empresa, que conta com a assessoria da Investe SP desde fevereiro de 2010, adquiriu um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados às margens da SP-75, conhecida como Rodovia do Açúcar. “A criação desse parque industrial da Foxconn em Itu consolidará o Estado de São Paulo como um dos maiores polos de tecnologia do mundo”, afirmou o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Com investimento de R$ 1 bilhão, a expectativa é de que os novos negócios da Foxconn na região gerem cerca de 10 mil empregos diretos. A fábrica deve começar a operar no primeiro semestre de 2014. “A chegada da Foxconn na cidade de Itu consolida a intenção da companhia de investir pesadamente no mercado brasileiro nos próximos anos. O Brasil tem um imenso potencial de crescimento e tem se mostrado um excelente parceiro da Foxconn dentro da estratégia mundial de investimentos da empresa”, ressalta Henry Cheng.

A produção nas demais fábricas da Foxconn no Brasil não será alterada com a nova planta em Itu. O objetivo da empresa é substituir a importação de peças pela produção nacional, trazendo novas tecnologias para a fabricação de computadores e componentes eletrônicos.

Essa será a sexta fábrica da empresa no Estado de São Paulo e a nona no Brasil. O processo de escolha do local da nova fábrica durou mais de dois anos. Foram visitados diversos municípios paulistas, além de cidades em outros Estados.

Acompanhados do governador, presidente da Foxconn no Brasil e sua equipe

São Paulo foi o escolhido para receber a nova fábrica da Foxconn devido à proximidade dos fornecedores e do mercado consumidor. A localização de Itu, próxima às unidades da empresa em Sorocaba, Jundiaí e Indaiatuba, e a mão-de-obra qualificada da região também foram fatores determinantes para a decisão da empresa. “Itu está em franco desenvolvimento e a Foxconn é um grande orgulho para o progresso de nossa cidade. Grandes empresas estão se instalando em Itu. Estamos numa região muito bem localizada, com toda infraestrutura, ótimos acessos, perto de grandes aeroportos e com certeza é uma cidade ideal para investir, morar e criar os filhos”, destaca o prefeito de Itu, Herculano Passos Jr.

A cidade, que tem o projeto de construir um Centro Tecnológico, possui quatro instituições de ensino superior, uma Fatec e uma Etec, além de cursos do Sesi, Senai e Senac. O município conta com boas rodovias, que facilitam a logística e o escoamento da produção, e está a apenas 20 quilômetros do aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A empresa contratará funcionários nas áreas de tecnologia da informação, informática, engenharia, além do setor administrativo. “Um investimento desse porte reforça a vocação do Estado como o principal polo de tecnologia do País, além de estimular o desenvolvimento da região, criando novas oportunidades e incentivando a geração de emprego e renda para a população”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli.

Em outubro de 2011 o presidente da Foxconn, Terry Gou, visitou o governador Geraldo Alckmin e explicou os planos da empresa para o Brasil. Na ocasião, Alckmin reiterou o desejo de contar com a empresa em solo paulista e colocou a Investe SP à disposição do investidor.

Em novembro do ano passado, o presidente da Investe SP e o diretor de Investimentos e Negócios da agência, Hans Schaeffer, visitaram a fábrica da Foxconn, na China, onde conheceram mais detalhadamente o projeto da empresa e apresentaram o potencial do Estado de São Paulo para mais de 10 mil funcionários.

Sobre a Foxconn
A Foxconn, multinacional de origem taiwanesa com quase 40 anos de mercado, é atualmente a maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo. Faz parte do grupo Hon Hai, que inclui também a Chimei Innolux, fabricante de telas LCD e LCM, Foxconn Technology, relacionada a metais e módulos térmicos, a FIH, que fabrica módulos wireless, a Cybertan, que trabalha com redes de transmissão móveis e a Pan-Internacional, que fabrica peças periféricas de computador.

A presença da Foxconn estende-se por 14 países, entre eles Brasil, Estados Unidos e República Tcheca, além de China e Taiwan. No Brasil desde 2005, é uma das maiores empregadoras de Jundiaí e região, com cerca de 6 mil funcionários trabalhando nas duas unidades localizadas na cidade paulista. Além de Jundiaí, a empresa possui plantas em Alphaville, Indaiatuba, Sorocaba, Santa Rita do Sapucaí (MG) e duas em Manaus (AM).