Parque Eco-Tecnológico em São Carlos

20/06/2008

Autoridades e personalidades de destaque nos meios políticos, econômicos e científicos do Estado e da região reuniram-se, na manhã desta sexta-feira, dia 20, para o lançamento da pedra fundamental do Parque Eco-Tecnológico de São Carlos. O empreendimento, realizado pelo Grupo Encalso-Damha e sob gestão do Instituto Inova, irá inaugurar, a partir de 2009, um novo modelo de inovação, baseado na atração de investimentos que explorem o potencial tecnológico da cidade, associado a uma ampla estrutura para eventos, moradia, esporte e lazer. As obras começam em julho.

No evento desta sexta, estiveram presentes o prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto, o secretário estadual adjunto de Desenvolvimento, Luciano de Almeida, o representante do Grupo Encalso Damha, Marcelo da Paz, e o presidente do Instituto Inova, José Octávio Paschoal. Do meio político, compareceram também o vice-prefeito, Emerson Leal, o presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano, o deputado federal Antônio Lobbe Neto, além de vereadores e dezenas de empresários, pesquisadores e gestores ligados às áreas de tecnologia e inovação.

A cerimônia foi marcada pelo descerramento da placa de lançamento do empreendimento e pelo depósito, no terreno, de uma urna simbólica, com documentos referentes ao Parque, a ser aberta daqui a 50 anos. Em seus discursos, as personalidades presentes ressaltaram o caráter inovador do projeto, seus diferenciais em relação a outras iniciativas do gênero e, sobretudo, seu potencial para a geração e a atração de empresas ao município, o que, segundo os organizadores, deve ocorrer já a partir do ano que vem.

ESTRATÉGIA

O secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Luciano de Almeida, ressaltou que o Parque Eco-Tecnológico será um dos principais eixos de desenvolvimento da região central do Estado, unindo áreas estratégicas de inovação. "Com esse empreendimento, será possível continuar e aprimorar a evolução científica e tecnológica já existente na cidade", disse. "Espero voltar aqui em breve e ver as empresas já instaladas."

p>O representante do Grupo Encalso-Damha, Marcelo da Paz, também atribui ao município uma posição privilegiada no contexto sócio-econômico e tecnológico nacional. "A cidade tem excelentes parâmetros de saúde e educação básica, duas universidades públicas, centros de pesquisa e um potencial de desenvolvimento acima da média". O objetivo do empreendimento, segundo ele, é complementar e contribuir para o trabalho já realizado no município por essas e outras instituições, oferecendo uma estrutura diferenciada e integrada a outros empreendimentos do Grupo.

Para José Octávio Pachoal, presidente do Instituto Inova, o Parque deverá "expandir os horizontes" da região e do país nas áreas de tecnologia e inovação para, com isso, ajudar a transformar o conhecimento produzido nas universidades em riqueza para o município e maior renda à sua população. Ele sublinha que a parceria entre os setores público e privado é o caminho ideal para balizar esse modelo de desenvolvimento. "As empresas terão infra-estrutura para crescer e serão alimentadas por projetos científicos geradores de novas tecnologias", aponta.

O Prefeito de São Carlos, Newton Lima Neto, lembrou que o município oferece, nesse sentido, mão-de-obra altamente qualificada, com um doutor para cada 180 habitantes, o maior índice do país. "A chegada do Parque Eco-Tecnológico irá direcionar e dar condições para que as empresas de tecnologia e inovação possam evoluir, captar recursos, conduzir investimentos, criar novas tecnologias e direcionar o desenvolvimento regional."

*INSTALAÇÕES* - Após sua conclusão, o Parque deverá ocupar uma área total de um milhão de metros quadrados, com cerca de R$ 20 milhões em investimentos. Na primeira fase, serão instalados um núcleo de inovação, com incubadora de empresas e escritórios de negócios, e um laboratório de instrumentação médica e farmacêutica ligado ao projeto Citesc (Ciência, Inovação e Tecnologia em Saúde de São Carlos), do Governo Federal em parceria com a Prefeitura. Além de 41 empresas associadas ao Instituto Inova, gestor do Parque, outras 30 já assinaram protocolo de intenção para se instalarem no empreendimento.

O empreendimento integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, lançado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e viabilizado por meio de parcerias público-privadas. O objetivo é fomentar empreendimentos inovadores em áreas estratégicas de desenvolvimento, como novos materiais, fotônica, microeletrônica, nanotecnologia, bioenergia, instrumentação, aeronáutica, saúde, engenharias e tecnologia da informação.