carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Parceria entre São Paulo e Itália



13/05/2008

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, recebeu, nesta terça-feira (13/05),a delegação do governo da região italiana de Marche, para discutir a parceria que ela está desenvolvendo com o SEBRAE-SP. O objetivo do grupo é trazer para São Paulo a Central de Serviços Meccano (centro tecnológico com foco no atendimento ao setor metal-mecânico). A primeira unidade será instalada na região do Grande ABC. A delegação italiana contou com a presença do governador da região de Marche, Gian Mario Spacca, acompanhado de sua equipe de governo.

A parceria entre o SEBRAE-SP e a Central de Serviços Meccano projeta a criação de um centro de serviços com acesso à tecnologia e gestão voltado para três mil micro, pequenas e médias empresas do setor metal-mecânico do Grande ABC. Para a realização do projeto, será investido um total de US$ 1,7 milhões.

Marche é uma das regiões italianas que apresenta a maior taxa de crescimento econômico. Entretanto, a maior parte das indústrias de Marche são compostas por pequenas e médias empresas familiares. “O modelo de gestão que permite este crescimento das pequenas e médias empresas é o que esperamos importar através desta iniciativa”, afirmou o vice-governador Alberto Goldman.

“Parabenizo o governo de São Paulo pela grande ação de crescimento e desenvolvimento econômico que está sendo construída na região”, disse Gian Mario Spacca, governador da região de Marche. Ele lembrou que as relações, políticas e econômicas, entre Brasil e Itália, são facilitadas pelas proximidades culturais entre os dois países, fruto da maciça imigração italiana e européia que o Brasil recebeu no século XX.

“Na Itália, é dada uma grande atenção ao Brasil. Atualmente, o país é equiparado às grandes economias mundiais. Quando se fala de China, Índia e Rússia, inevitavelmente o Brasil acaba entrando em pauta também,” disse o governador da região italiana, concluindo que “em perspectiva futura, pensando em longo prazo, para a Itália o Brasil está se tornando mais importante que os Estados Unidos. Talvez também por motivos culturais, pois aqui vivem muitas de origem italiana e de origem européia.”

O vice-governador de São Paulo lembrou que “a região italiana tem um PIB per capita muito maior que o daqui”. Segundo informações do governo da região, Marche tem uma empresa para cada oito habitantes.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo