carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Parceria desenvolve sistema agropecuário



18/02/2009

O Governo do Estado de São Paulo está desenvolvendo, por meio de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Sistema de Informação Integrada de Diagnóstico Laboratorial Zoossanitário (Sizoo). A ferramenta vai agilizar a comunicação dos diagnósticos entre o Instituto Biológico e seus usuários, assim como a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), o Ministério da Agricultura e outras instituições do setor.

O programa também promete acelerar a tomada de decisões quando forem detectados casos de doenças que atingem os rebanhos e, além de trazerem riscos à saúde, prejudicam o comércio de carne, leite e derivados nos mercados interno e externo.

O Sizoo foi apresentado na tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, na presença do secretário João de Almeida Sampaio; da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; do diretor geral do Instituto Biológico, Antonio Batista Filho; do coordenador da CDA, Claudio Alvarenga; entre outras autoridades.

“Este é um projeto que vem de encontro a nossa proposta dentro da Secretaria de Agricultura, que é de informatização e gestão do conhecimento dentro das áreas. O Risco Sanitário Zero é um programa do Governo do Estado de São Paulo, que visa a garantia de alimento seguro em toda a cadeia produtiva e um dos primeiros passos é criar procedimentos e protocolos para gerenciar crises de sanidade, a qual se insere totalmente neste projeto parceria da Secretaria com o Centro Paula Souza”, afirmou Sampaio.

O projeto foi idealizado pela pesquisadora do Instituto, Eliana Roxo. Alunos e professores do curso superior de tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia da Informação, da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Carapicuíba, vão trabalhar na criação e manutenção do sistema de comunicação via internet. Serão três anos de pesquisa e desenvolvimento, financiados por verba do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e do Ministério da Agricultura, no valor de R$ 200 mil.

“Tenho convicção de que o Centro Paula Souza tem muito a contribuir com o setor agropecuário, por meio de parcerias como essa”, disse Laura Laganá.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza, que em 2009 completa 40 anos, administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, que oferecem cursos superiores de Tecnologia, o número de alunos matriculados ultrapassa 28 mil (números referentes ao 2º semestre de 2008).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo