carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Parceria com Microsoft criará Centro de Inovação



30/09/2009

 

Secretário assina parceria com Microsoft para criaçao do Centro de Inovação (Sérgio Andrade/Secom)O Centro Paula Souza – autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, responsável pela administração das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado – anunciou a criação de um Centro de Inovação Acadêmico em parceria com a Microsoft. Trata-se de um laboratório, que será instalado na Etec Parque da Juventude, na zona norte da capital. A iniciativa terá como objetivo promover o avanço de pesquisas e o desenvolvimento de soluções e tecnologias voltadas ao aperfeiçoamento pedagógico de alunos e professores do Centro Paula Souza e de escolas da rede estadual.

O anúncio foi feito durante evento realizado na manhã desta quarta-feira, 30 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, que marcou a formatura de mais de mil alunos que atuam como monitores do programa Acessa Escola do governo do Estado.

O trabalho do Centro de Inovação ficará por conta de estudantes-estagiários, sob a coordenação de professores da autarquia. A instituição será responsável pela escolha desses alunos e professores, e também pela estrutura do laboratório e pela indicação de projetos a serem desenvolvidos. Será o primeiro laboratório público do País com este tipo de capacitação e produção tecnológica. "Neste Centro de Inovação, vamos ter, além da capacitação de professores, o treinamento dos alunos que serão monitores. Eles receberão, inclusive, uma bolsa-auxílio", afirmou o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Formando do programa Acessa Escola recebe diploma durante a solenidade (Sérgio Andrade/Secom)Já o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, ressaltou a importância da tecnologia na formação de alunos. "A tecnologia tem um papel essencial para aprimorar a qualidade da educação, favorecer a inovação e a geração de empregos", disse. Segundo ele, "quando o Estado investe na formação e na educação do jovem, esse investimento traz resultado para o desenvolvimento econômico do País e é papel da iniciativa privada colaborar com esse desenvolvimento", concluiu.

Os resultados finais irão agregar valor ao dia-a-dia das aulas das Fatecs e Etecs, uma vez que envolverão tecnologias de ponta, produzidas pelos alunos de acordo com as suas necessidades.

A Microsoft subsidiará os programas necessários para o funcionamento do laboratório e os produtos e tecnologias voltadas à educação. Além disso, a empresa será responsável pelo pagamento de bolsas de estágio durante o primeiro ano de funcionamento do projeto.

Acessa Escola
O Acessa Escola, projeto da Secretaria da Educação, desenvolvido em parceria com a Microsoft, tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos de informática transmitidos aos jovens assim que são admitidos na função. Os alunos participam de aulas via internet, nas quais são detalhados desde o funcionamento do computador e das redes, a manutenção técnica, e até a otimização do uso de softwares operacionais.

Acessa Escola conta com mais de 5 mil estagiários em 600 escolas da capital (Sérgio Andrade/Secom)Durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais permanecem abertas. Atualmente, o Acessa Escola conta com mais de cinco mil estagiários, atuando em 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que o programa atinja 3.527 unidades no Estado.

Em agosto, a Secretaria da Educação realizou seleção para outras 2.303 vagas de monitores abertas, em diversas regiões do Estado. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O programa também oferece pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Formatura
O curso para formação de estagiários foi implantado inicialmente nas escolas estaduais da capital onde funciona o Programa Acessa Escola, mas a iniciativa será expandida para as demais cidades paulistas. "É uma grande alegria ver tantos jovens reunidos num projeto tão importante", revelou o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

Além dos formandos, outros 13 participantes do Programa Acessa Escola foram homenageados por se destacarem na atividade. "O Acessa Escola será um marco na vida destes jovens. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para que eles consigam uma qualificação profissional", ressaltou o secretário da Educação.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo