Paranapanema construirá fábrica em Santo André

26/07/2011

Lançamento da pedra fundamental contou com a presença do governador Alckmin

Empresa líder no setor de cobre no Brasil, a Paranapanema iniciou nesta terça-feira, 26 de julho, a construção de sua nova fábrica de tubos de cobre em Santo André. A iniciativa faz parte do plano de expansão e investimentos da companhia que, com a nova fábrica da marca Eluma, pretende dobrar a capacidade de produção de tubos de cobre de 18 mil toneladas por ano para 36 mil. O investimento na unidade será de cerca de R$ 72 milhões e a conclusão das obras deve ocorrer no primeiro semestre de 2012.

"Teremos aqui uma planta industrial entre as mais modernas do mundo para fabricação de tubo de cobre, permitindo que a empresa tenha grande competitividade, possa crescer, agregar valor, atender à construção civil e às indústrias. Uma planta industrial das mais modernas para fortalecer o parque industrial aqui do ABC, com os equipamentos praticamente já comprados e que no ano que vem já deve estar inaugurada", afirmou Alckmin.

O lançamento da pedra fundamental contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, do prefeito de Santo André, Aidan Ravin, e do diretor da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, além de autoridades da região. Na etapa de análise da viabilidade do negócio, a empresa chegou a cogitar a realização do investimento em outro estado. No entanto, com o apoio da Investe São Paulo, que prestou assessoria tributária à Paranapanema, a empresa poderá se beneficiar da desoneração de ICMS na importação e aquisição local de máquinas e equipamentos, conforme o decreto estadual 54.422.

Empresa pretende dobrar sua capacidade de produção de tubos de cobre

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, ressaltou que o anúncio reforça a importância de se investir na capacitação da mão de obra para atender à demanda por novos postos de trabalho na região. “Já estamos verificando o perfil das profissões que serão criadas a partir do investimento para oferecer cursos do Via Rápida Emprego, que só este ano tem 1.546 vagas na região do ABC. A iniciativa visa a garantir que os moradores do ABC ocupem preferencialmente estes postos de trabalho”, disse.

Com o investimento, a planta da Paranapanema será a mais moderna na fabricação de tubos de cobre sem costura do Brasil. Além de empregar tecnologia de ponta, a nova unidade vai investir em iniciativas sustentáveis e ambientais, como o reaproveitamento de águas pluviais, segregação de óleos, reciclagem e redução da emissão de poluentes.

“A nova unidade produtiva em Utinga é reflexo de um projeto de investimentos macro da Paranapanema, que elevará a companhia a uma atualização tecnológica de última geração, e para o estado da arte em seu segmento de atuação”, afirmou Luiz Antônio Ferraz, diretor presidente da Paranapanema.

A empresa possui unidades fabris da marca Eluma em Santo André, que se dedicam à produção de tubos sem costura, laminados, barras, arames e conexões em cobre utilizadas nas mais diversas aplicações. Com a inauguração da nova unidade, serão mantidos os 450 empregos existentes na área de fabricação de tubos, mas a produção será duplicada.

Além disso, o grupo Paranapanema possui mais três plantas industriais, sendo uma produtora de cobre refinado, localizada no município de Dias D’ávila, na Bahia; uma produtora de semi-elaborados de cobre e suas ligas, localizada no município de Serra, Espírito Santo; e a planta da Cibrafértil, produtora de compostos para fertilizantes, que está localizada no município de Camaçari, também na Bahia. No total, o grupo conta com um quadro de 2.300 funcionários.

Sobre a Investe SP
Criada em 2009, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 85 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 22,5 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 42 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. A Investe SP captou até o momento 18 empresas, que investirão R$ 9,7 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 17 mil trabalhadores.