carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Palestras comemoram 110 anos de IPT



12/05/2009

Começou no último dia 7 de maio a programação dos 110 anos do IPT com o ciclo de palestras "Transformação". Ronaldo Mota, assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia, palestrou no auditório Cid Vínio do IPT sobre a produção de conhecimento em C&T, fazendo um resgate histórico dos acontecimentos e pensadores que tiveram mais destaque na trajetória da evolução da ciência. Mota despertou nos participantes a necessidade de discutir sobre a evolução do conhecimento humano.

"Temos que inserir a ciência e tecnologia em todas as dimensões humanas, desde o ponto da divulgação científica até o ponto de apropriá-la na produção", afirmou Mota. Ele acredita que a relação entre a academia e o empresariado é fundamental para a produção da ciência de alto nível em todas as áreas de fronteira. Mota é contra a exclusão científica e tecnológica e por isso considera discussões como essa tão produtivas e contemporâneas.

O levantamento percorreu a civilização micênica, períodos homérico, arcaico, clássico, helenístico, império romano, idade média e renascença, e destacou filósofos e cientistas como Galileu, James Maxwell, Karl Marx, Einstein, Thomas Khun, Karl Popper e Paul Feyerabend. Ressaltou ainda o livro "Adeus à Razão" de Feyerabend, que ressalta uma das ideias do filósoso: a de que não existe método para a pesquisa.

Físico por formação, com doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorados na University of British Columbia, no Canadá, e na University of Utah, nos Estados Unidos, Mota acredita que a evolução se dará por meio de tarefas compartilhadas, trabalho em equipe e uso da criatividade na resolução de problemas, "o que caracteriza muito bem o IPT, que é capaz de estabelecer uma conexão positiva entre o empresariado dinâmico e a academia competente. Esse ciclo de transformações será essencial para um aprimoramento ainda maior", conclui.

Próximos encontros
O ciclo de palestras “Transformação” prosseguirá nos dias 19 de maio, no mesmo local a partir das 14 horas, com Renato Janine, professor titular de Filosofia da USP; e no dia 4 de junho, a partir das 14h30, com o professor João Fernando Gomes de Oliveira, diretor presidente do IPT.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo