carregando...

Notícias

Notícias

Oficina debate planejamento ambiental em Santos



12/09/2009

Participantes se dividiram em grupos para discutir questões com base em mapas (Thaís Bortolato/SD)

A Secretaria de Desenvolvimento, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Economia e Planejamento, realizou no último dia 11 de setembro, na Associação Comercial de Santos, a primeira oficina de trabalhos da equipe do Planejamento Ambiental Estratégico das Atividades Portuárias, Industriais, Navais e Offshore da Baixada Santista e do Litoral Norte (Pino). Os trabalhos foram realizados em conjunto com setor privado, organizações ambientalistas e universidades. As oficinas têm como objetivo captar contribuições dos setores organizados, a fim de auxiliar nos trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável pretendidos pelo Pino diante do aumento das atividades na Bacia de Santos.


Na oportunidade, foi debatida a proposta de conservação ambiental que se pretende alcançar com o planejamento, levando em consideração o diagnóstico elaborado a partir da atual situação litorânea do ponto de vista socioeconômico, biológico e ambiental (questões físicas, biológicas e socioeconômicas, contendo as restrições ambientais e legais, contemplando os instrumentos de planejamento de uso do solo - planos diretores, planos de bacias hidrográficas, Zoneamento Ecológico-Econômico, Projeto Biota-Fapesp e PDZ dos portos).

Casemiro Tércio de Carvalho, da Secretaria de Meio Ambiente, foi um dos expositores (Thaís Bortolato/SD)
No total, 50 pessoas participaram da oficina. Após as apresentações técnicas, os participantes se dividiram em três grupos para discutir as questões levantadas com base nos mapas e nas informações divulgadas. Ao final do encontro, os grupos indicaram um relator para apresentar as considerações finais, como aprimoramento dos documentos citados e futuros encaminhamentos que contribuam para as ações da equipe.


Na sequência dos trabalhos, haverá o segundo fórum de discussões dos trabalhos do Pino, que está previsto para ser realizado no dia 14 de outubro, na Baixada Santista, e 15 de outubro, no litoral norte. Clique aqui para ver o calendário.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo