carregando...

Notícias

Notícias

Obras coletivas de servidores são expostas na Reitoria



25/10/2013

A Reitoria da Unesp recebe, até 29 de outubro, a exposição "Arte Coletiva", que contou com 14 obras feitas por funcionários das diferentes unidades universitárias, auxiliares e complementares da Instituição. A mostra apresenta os quadros indicados por votação de cada localidade. A iniciativa comemora o Dia do Servidor Público, celebrado dia 28 de outubro.

As pinturas são resultado do encerramento de cada turma do curso "Papel Profissional na Universidade", promovido Pró-Reitoria de Administração (PRAD) por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), em parceria com o Sesi (Serviço Social da Industria).  O curso foi voltado para servidores das áreas operacionais da Universidade.

"As obras refletem e reproduzem o que cada grupo assimilou no treinamento", explicou Maria Celia Arelhano Bimbato, técnica da CRH. "Os trabalhos representam a construção do grupo, onde foi enfatizado a discussão para se alcançar o resultado final."

O curso
Ministrado entre os meses de outubro de 2012 a fevereiro de 2013, o curso foi oferecido para 34 turmas, envolvendo 1.023 servidores. Realizado em Avaré, a programação contou com palestras e dinâmicas que tinham como objetivo central a promoção de ações voltadas para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento desses funcionários na própria Unesp.

A cada turma, servidores da Coordenadoria e os instrutores do Sesi realizavam palestras e dinâmicas sobre a importância do papel do profissional para a instituição com temas como alimentação saudável, educação financeira e sustentabilidade. "Ao longo do curso, percebemos como essas pessoas compreendiam o valor de seu trabalho e, com as novas informações, poderiam contribuir mais para a Instituição, com seus colegas e também para sua família", destacou Denise Silva Nonoya, psicóloga da CRH. Os participantes contavam ainda com material didático fornecido exclusivamente para os cursos. "Acreditamos que o conteúdo é melhor compreendido se acompanhado das atividades realizadas por nossos especialistas", ressaltou Dulce Nery, analista do Programa Educação para Sustentabilidade do Sesi de São Paulo.

A parceria
O curso de 12 horas foi desenvolvido e formatado para atender às necessidades da Unesp, de acordo com a analista do Sesi. Ela destacou que o primeiro módulo sobre o papel profissional foi elaborado pela primeira vez atendendo a Unesp.

A ele, somaram-se os outros módulos que já tinham conteúdo e material didático específicos. "Foi a primeira vez que oferecemos um curso de 12 horas, e a experiência foi muito gratificante", disse Dulce. "Agora, com essa experiência, disponibilizamos para as indústrias que nos procuram um trabalho que pode ser de 12, 8 ou  4 horas, dependendo da necessidade delas."

A parceria alcançou resultados positivos para ambas as instituições, sendo que para a Unesp, o objetivo foi alcançado com os servidores mais motivados para suas atividades, segundo Denise. "Buscamos com essas ações valorizar e estimular os funcionários, mostrando a eles a importância e o valor de suas atividades para a Universidade", sentenciou.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo