Novos cursos em Piracaia e Pindamonhangaba

21/03/2010

Autoridades exibem convênio para implantação de cursos em Moreira César

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve neste domingo, 21 de março, nos municípios de Pindamonhangaba e Piracaia, onde anunciou a implantação de novos cursos técnicos. Em Pindamonhangaba, o secretário assinou convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza no distrito de Moreira César. A partir do segundo semestre, serão oferecidas 80 vagas divididas entre os cursos técnicos gratuitos de Administração e Logística, no período noturno, na Escola Estadual Prof. Rubens Zamith – Av. dos Lírios, 319, Vale das Acácias.

As aulas serão ministradas por professores da Etec João Gomes de Araújo. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas no período de 30 de abril a 21 de maio no site www.vestibulinhoetec.com.br. Os locais de exame serão divulgados a partir de 6 de junho. A prova será no dia 13 de junho.

Com a assinatura do convênio, Piracaia terá curso gratuito de Administração

Piracaia
Após o evento, o secretário seguiu para Piracaia, onde assinou convênio com a prefeitura para criação de uma classe descentralizada do Centro Paula Souza no município. A partir do 2° semestre, serão oferecidas 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno, na Escola Municipal do Bairro Pouso Alegre – Av. Herbert Lambert Zago, 840. As aulas serão ministradas por professores da Etec Professor Carmine Biagio Tundisi, localizada em Atibaia.

Município vizinho à Piracaia, Nazaré Paulista também terá uma classe descentralizada do Centro Paula Souza a partir do 2° semestre de 2010. O convênio foi assinado no último dia 11 de março, na Câmara Municipal. Nazaré Paulista contará com 40 vagas no curso técnico gratuito de Contabilidade, no período noturno, na Escola Municipal Monsenhor Afonso. Saiba mais.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.