Novo prédio da Fatec em Pindamonhangaba

13/08/2008

Os alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Pindamonhangaba retomaram as aulas no segundo semestre em um novo campus, entregue oficialmente pelo governador José Serra que visitou o espaço nesta quarta-feira, 13, onde o Estado investiu R$ 1,8 milhão, além da contrapartida de empresas parceiras e da prefeitura. Antes da inauguração, a unidade funcionava no prédio da Escola Técnica (Etec) João Gomes de Araújo.

O novo prédio tem quatro blocos. Três deles já foram reformados e adequados numa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado, que também investiu em mobiliário e equipamentos. “É uma instalação adequada para uma faculdade que terá 240 alunos por enquanto. Com essas novas salas, ela será expandida", disse Serra. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá, informou que o plano de expansão prevê 960 vagas em três turnos para Pindamonhangaba.

A Fatec de Pindamonhangaba oferece o curso superior de tecnologia em Metalurgia, implantado com o objetivo de atender à demanda do parque industrial siderúrgico e metalúrgico da região, onde estão localizadas grandes empresas como Villares e Novelis. No processo seletivo para o segundo semestre deste ano, 247 candidatos se inscreveram para concorrer às 40 vagas oferecidas no período noturno, média de 6,1 candidato por vaga.

Segundo Laura Laganá, a Fatec da cidade terá mais um curso ligado à manutenção de equipamento. “As empresas do Parque Metal, de Pindamonhangaba, participaram efetivamente da elaboração da grade curricular, sobretudo, porque grande parte de seus funcionários estudam nessa unidade", observou Laura. "Temos feito as escolas adaptadas às necessidades regionais, Pindamonhangaba é um exemplo disso", concluiu Serra.

O município de Pindamonhangaba integra a Região Administrativa de São José dos Campos, que já conta com outras três Fatecs nas cidades de Cruzeiro, Guaratinguetá e São José dos Campos. A partir de 2009, mais duas cidades – São Sebastião e Taubaté também terão duas Fatecs – os municípios integram o plano de expansão para o ensino profissional, uma das prioridades do governo estadual.