Novo prédio da Fatec de Itu receberá R$ 7,9 milhões

27/03/2010

Ordem de serviço para início das obras foi assinada durante solenidade em Itu

A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itu receberá R$ 7,9 milhões em investimentos do governo do Estado para a construção do novo prédio da unidade. As novas instalações serão construídas junto à Etec Martinho Di Ciero, com o objetivo de abrigar, em um mesmo complexo, os dois níveis de ensino profissionalizante. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada neste sábado, 27 de março, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

As novas instalações da Fatec contarão com três blocos. O bloco principal terá 12 salas de aula e seis laboratórios: um de Robótica, quatro de Informática e um de célula integrada de manufatura. O espaço também abrigará uma biblioteca, quatro salas de áudio e vídeo, seis salas administrativas, copa, sala do servidor de informática, depósito e dois sanitários.

O segundo bloco será construído para a realização de aulas práticas específicas dos cursos ministrados na Fatec, e contabilizará sete laboratórios, com área de aproximadamente 90m² cada um. Haverá laboratórios de Pneumática; Eletrotécnica e Eletrônica; Máquinas Elétricas e Servo Sincro (equipamentos eletroeletrônicos); Soldagem; Hidráulica; Robótica e Célula de Manufatura; e Mecânica e Metrologia.

Projeto conta com laboratório de Robótica e célula integrada de manufatura

O terceiro bloco abrigará o refeitório, que contará com cozinha industrial, vestiário de empregados e despensa. O espaço terá capacidade para 400 refeições diárias, além de lanches. Os investimentos também preveem obras na área externa da unidade, como construção de passeio pavimentado, estacionamento, portaria, reservatório elevado, cabine primária, abrigos de lixo e gás. A previsão é de que as obras estejam prontas no segundo semestre de 2011.

A Fatec de Itu funciona atualmente em um prédio alugado pela prefeitura, no centro da cidade. No vestibular para o 1º semestre de 2010, a unidade ofereceu 120 vagas, divididas entre dois cursos superiores de Tecnologia: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação. Já a Etec Martinho di Ciero ofereceu no último processo seletivo 70 vagas para o Ensino Médio e 140 vagas distribuídas em três cursos técnicos gratuitos: Agenciamento de Viagem, informática, Meio Ambiente e Paisagismo.