Nova Fatec é inaugurada em Catanduva

26/06/2009

O governo do Estado inaugurou oficialmente nesta sexta-feira, 26 de junho, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Catanduva. Com um investimento de cerca de R$ 730 mil na compra de mobiliários e equipamentos, a Fatec garante aos jovens da região de São José do Rio Preto novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. "Estamos trabalhando em parceria com as prefeituras. O estímulo local também ajuda a participação de empresas da região no fornecimento de material escolar", declarou o governador José Serra.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ressaltou o investimento que está sendo feito no ensino profissional. "Nas Fatecs da região, havia 4,8 mil alunos matriculados em 2006. Hoje são 6,2 mil. E vamos chegar a 9 mil em 2010", afirmou.

Já o prefeito de Catanduva, Afonso Macchione Neto, disse que a intenção é aumentar a oferta de cursos. "Nós continuaremos investindo neste prédio para poder receber mais cursos do Centro Paula Souza", destacou.

No Vestibular para o próximo semestre serão oferecidas 80 vagas, distribuídas entre os turnos da tarde e da noite, para o curso de graduação em Tecnologia de Eletrônica, Modalidade Automação Industrial. A prova será realizada neste domingo, 28.

Além da Fatec Catanduva, a região conta com as unidades de São José do Rio Preto e Jales que contabilizam 310 vagas para o segundo semestre. A Região de São José do Rio Preto conta também com sete Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) - Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, São José do Rio Preto, Votuporanga. A novidade é que as duas classes descentralizadas, que funcionam no prédio da Secretaria de Educação de Novo Horizonte, iniciam suas atividades no 2°semestre. Estas salas oferecerão 160 vagas para: Administração, Contabilidade e Comércio.

Plano de Expansão
A meta do Plano de Expansão do Governo do Estado para o ensino tecnológico é dobrar o número de Fatecs até 2010, chegando a 52 unidades (eram 26 em 2006). Hoje são 47 Fatecs em funcionamento, ou seja, 90,38% da meta foi atingida em apenas dois anos e meio.

No Ensino Técnico, o governo do Estado de São Paulo vai criar, ao todo, 100 mil novas matrículas até o fim de 2010. Para garantir esse crescimento, deverão ser criadas 33,5 mil novas vagas. Até o segundo semestre de 2009, foram oferecidas 24.714 vagas, o que representa o cumprimento de 73,8% da meta estipulada.