carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Nova carreta do Via Rápida chega a Santos



11/05/2012

Carreta vai oferecer cursos de Camareira, Garçom e Bartender (Fabiano Guimarães/SDECT)

A comunidade da Zona Noroeste tem uma nova opção de capacitação profissional. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, confirmou a chegada da carreta do Via Rápida Emprego à região. O veículo do Governo do Estado ficará na Praça Bruno Barbosa, em frente à Paróquia Sagrada Família, no Castelo, para a realização dos cursos de Camareira, Garçom e Bartender. As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br, com início das aulas previsto para o próximo dia 16.


A carreta está dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, totalmente equipados com os aparelhos e materiais utilizados no ensino prático. O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia. Com duração de 100 horas, o curso é ministrado pelos professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Para facilitar a inclusão dos futuros profissionais no mercado de trabalho, a SDECT conta com o apoio da Liga Gourmet, que vai receber os currículos dos formados nos cursos do Via Rápida Emprego, indicando-os a empresários associados. A entidade é formada por empreendedores e proprietários de restaurantes de Santos que constituíram a associação para a troca de experiências e fortalecimento do setor de alimentação na cidade.

“Santos já demanda um grande número de profissionais qualificados para a área da hospitalidade. Com a abertura de novos hotéis, flats e estabelecimentos gastronômicos, a oferta de vagas deve aumentar ainda mais. Principalmente se a cidade for escolhida como uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. A ideia é ampliar ainda as capacitações em diversas áreas”, explicou Paulo Alexandre.

Benefícios - Desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário terão direito ainda a bolsa auxílio no valor de R$ 210, paga mensalmente, de acordo com o período de duração do curso. Além de receber gratuitamente todo o material didático, no Via Rápida Emprego, os alunos contam, ao longo do curso, com subsídio mensal para transporte no valor de R$ 120.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. Será dada prioridade para candidatos: que estejam desempregados, com maior idade, mais baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e com maiores encargos familiares. São mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. Mais informações em www.viarapida.sp.gov.br

Técnico em Portos - Outra novidade foi a escolha de Santos para ser a primeira cidade do Estado a oferecer uma capacitação técnica especializada na área portuária, pelo Centro Paula Souza. O curso de Técnico em Portos será oferecido na classe descentralizada da Etec Dona Escolástica Rosa, localizada na Escola Estadual Bartolomeu de Gusmão, no Saboó, Zona Noroeste de Santos. De acordo com o secretário Paulo Alexandre Barbosa, a capacitação vai ajudar na preparação de mão de obra qualificada, para atender a demanda do setor portuário. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. As aulas serão iniciadas em agosto. (35 vagas, à tarde)

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo