carregando...

Notícias

Notícias

Museu Paulista prepara atividades para férias



12/07/2013

Fonte: USP e SDECT

Nos dias 6 e 7 de julho, teve inicio a programação especial de férias do Museu Paulista (MP) da USP. Buscando atrair os mais diversos públicos, serão realizados jogos, visitas especiais e oito oficinas diferentes nos períodos da manhã e tarde, até dia 28 de julho, sempre aos finais de semana.

Denise Peixoto, supervisora do Serviço de Atividades Educativas do MP, conta que a ideia é oferecer atividades mais lúdicas, com brincadeiras e jogos, e também diversificadas, para envolver faixas etárias variadas. Um dos objetivos é incentivar o compartilhamento de experiências entre os próprios visitantes. “Durante a semana, nosso forte é a recepção de visitas agendadas por escolas. Centralizamos as oficinas nos finais de semana para atrair o público espontâneo, principalmente de famílias”, explica Denise.

Para esta edição, a equipe do Educativo revisitou atividades que já realizavam, propuseram alterações e novas ideias foram surgindo. O “Jogo da Encomenda”, por exemplo, promoverá um breve roteiro pelas exposições e, depois, formará um ateliê de pintura onde os visitantes serão estimulados a assumir o papel de pintores dos séculos 19 e 20. Eles deverão produzir pinturas a partir de encomendas feitas pelo diretor do Museu.

Sala de Jogos
Durante toda a programação, há também um espaço reservado para versões de jogos populares adaptados ao acervo do Museu, como o “Retrato a retrato”, “Jogo da Memória” e “Bingo de objetos”. As atividades da Sala de Jogos acontecem das 9 às 16 horas, simultaneamente às oficinas. Segundo Denise, este espaço já foi organizado em edições anteriores do projeto e deu muito certo: “As famílias gostaram de passar um tempo neste ateliê de atividades. Às vezes, enquanto o pai estava brincando com um jogo, o filho estava se divertindo com outro, era muito interessante”, conta.

Conhecimento para todos
O Serviço de Atividades Educativas do MP foi implantado em 2001. Desde então, ele tem estruturado e desenvolvido suas atividades em linhas de ação que, articuladas às linhas de pesquisa da instituição, procuram elaborar estratégias educativas para atender a um público tão diversificado.

O Programa de Visitas Orientadas (PROVO) oferece atividades educativas para grupos escolares, prioritariamente do Ensino Fundamental e Médio, a partir dos eixos temáticos do Museu e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Atualmente, são cinco roteiros oferecidos. “Mas o aluno não vem para aquela visita guiada enfadonha, não é percorrido o museu todo, tem sempre um tema que mobiliza a sala e, relacionado a ele, atividades extras e com material de estímulo, como música e objetos para toque”, ressalta Denise.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo