Municípios do Noroeste do Estado aderem ao SIL

26/08/2011

Dentro da série de anúncios realizada durante a segunda edição do Acelera São Paulo – evento que ocorreu nesta sexta-feira (26), em Santa Fé do Sul – foi assinado o termo de adesão dos municípios de Santa Fé do Sul, Pedranópolis e Sud Menucci ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Com o acordo, as prefeituras locais começam a se adequar para integrar o sistema, que disponibiliza a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Após registro na Junta Comercial e inscrição no CNPJ, o SIL abre a solicitação de licenciamento que, após o preenchimento, é submetida aos órgãos envolvidos (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura). Após a análise de baixo ou alto risco do negócio, o SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles.

Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém a licença de todos os órgãos, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. O certificado é sempre atualizado, via internet. A obtenção do certificado pelo SIL torna desnecessária a apresentação física dos documentos, fazendo com que se reduza o tempo de registro de uma empresa, desburocratizando o processo. O SIL funciona pelo site www.sil.sp.gov.br

Os encontros do Acelera São Paulo percorrerão um total de 14 regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a troca de experiências entre os poderes públicos municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) e os setores produtivos regionais.

Dentre os temas debatidos durante o evento em Santa Fé do Sul estiveram propostas de estímulo à atividade econômica, focadas nas vocações regionais e na geração de emprego e renda. O encontro destacou as ações voltadas à capacitação de mão de obra, incentivo à pesquisa, atividades no setor de ciência e tecnologia, apoio ao microempreendedor, expansão do acesso aos ensinos técnico e superior, além da atração de novos investimentos.