Municípios contarão com serviços tecnológicos do IPT

21/10/2011

Nesta sexta-feira (21), durante a 5ª edição do Acelera SP, em Jundiaí, serão assinados protocolos de intenção com as prefeituras de Jundiaí, Itatiba e Campo Limpo Paulista para a contratação de laudos técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem). Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, o programa financia serviços especializados do IPT para obtenção de diagnósticos emergenciais em municípios de pequeno e médio portes.

No caso de Jundiaí, a prefeitura pretende que sejam feitos estudos técnicos para a implantação de um corredor gastronômico no município, no Bairro Caxambu. Trata-se de um bairro tradicional, com inúmeras famílias de descendência italiana que ali se instalaram e abriram restaurantes e adegas, até hoje em funcionamento. O bairro atrai milhares de turistas todos os anos, o que justifica o anseio dos comerciantes e da administração municipal de transformar o local em um distrito gastronômico e turístico.

Em Itatiba, também utilizando recursos do Patem, a prefeitura pretende que o IPT realize estudos técnicos com o objetivo de encontrar uma solução emergencial para o trânsito no município. Já em Campo Limpo Paulista, a prioridade é a análise estrutural no Viaduto Brigadeiro Eduardo Gomes e de pontes do Terminal Rodoviário do município.