carregando...

Notícias

Notícias

Mudanças na Unicamp marcam vestibular 2015



24/11/2014

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Inserção de quatro questões interdisciplinares na primeira fase foi importante novidade do vestibular da Unicamp (Antônio Scarpinetti/Unicamp)A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou no domingo, 23 de novembro, a primeira fase do Vestibular 2015 para quase 71 mil candidatos. Na disputa por 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da Universidade, mais de 70.900 candidatos realizaram a prova, que foi aplicada em 20 cidades do Estado de São Paulo, além de Brasília.

A abstenção de 8%, pouco superior à registrada no ano anterior de 7%, foi considerada dentro do esperado pela Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). 

“Percebemos que a abstenção vem subindo, assim como o número de inscritos, o que reflete uma tendêncianos últimos anos”, afirmou o coordenador de pesquisa da Comvest, professor Jayme Vaz.

Ao analisar os dados de ausentes nas cidades em que a Comvest aplicou a prova de seu vestibular pela primeira vez, ele considerou acertada a decisão da Comissão, já que a abstenção foi baixa. “Em Mogi das Cruzes e em Guarulhos, duas das quatro cidades incluídas este ano, por exemplo, a abstenção baixa de 6% reflete que essa foi uma boa opção para os candidatos que, antes, precisavam fazer a prova em São Paulo”, explicou Vaz. 

Pela primeira vez a prova da primeira fase do Vestibular Unicamp não teve a Redação, pois a partir deste ano será aplicada na segunda fase. Para saber como a mudança foi encarada pelos vestibulandos, a Comvest disponibilizou uma pesquisa em sua página eletrônica.
 
As questões de inglês, que tradicionalmente eram aplicadas na segunda fase, foram disponibilizadas na primeira neste ano. Elas integraram o conteúdo de 90 testes da prova da primeira etapa. Para a coordenadora adjunta da Comvest, professora Fosca Leite, a qualidade e as características principais da prova de inglês foram mantidas. “São questões que não cobram um conteúdo tão aprofundado como o que ocorria quando estavam na segunda fase, mas que mantêm a qualidade. Agora, vamos analisar como os candidatos se saíram”, afirmou.

A inserção de quatro questões interdisciplinares na primeira fase foi outra importante novidade do vestibular da Unicamp este ano, pois mesclaram conteúdos de português e matemática; física e história; inglês e biologia; além de geografia e química. “Queremos mostrar que disciplinas que são de áreas diferentes do conhecimento podem sim dialogar. O objetivo é ter mais questões interdisciplinares na prova”, explicou o coordenador acadêmico da Comvest, professor Petrilson Pinheiro. 

Gabarito e próximas datas
A Comvest vai divulgar o gabarito das questões na próxima quarta-feira, 26 de novembo, em sua página eletrônica. A prova da primeira fase já está disponível para consulta na mesma página, bem como os índices de abstenção por cidade. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 15 de dezembro. 

A segunda fase será realizada nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 19 e 22 de janeiro de 2015, em Campinas.

A Unicamp aplicou a prova da primeira fase do Vestibular 2015 em: Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo