Mogi das Cruzes ganha Fatec

13/03/2009

O governo do Estado entregou oficialmente, nesta sexta-feira, 13 de março, a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes. A nova unidade, localizada na Vila Mogilar, faz parte do Plano de Expansão do Centro Paula Souza, eleito pelo governador José Serra uma das prioridades desta gestão.

Essa é a segunda Fatec instalada na região do Alto Tietê, que já conta com a Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba. A nova unidade oferece 80 vagas no curso de tecnologia em Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio. A partir do próximo semestre, passará a contar também com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Além dessa expansão de vagas com a autorização de um novo curso na Fatec, estamos oferecendo nas Escolas Técnicas um ensino médio de muito boa qualidade”, disse o governador durante a cerimônia de entrega da Fatec.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, afirmou que o índice de colocação dos jovens que saem das Fatecs no mercado de trabalho chega a 93%. "Ensino técnico é garantia de empregabilidade. Nove em cada dez estudantes das Fatecs conseguem emprego um ano após concluir o curso", ressaltou.

Sobre os cursos
O tecnólogo em Redes de Empresas, Associativismo e Cooperativismo no Agronegócio pode trabalhar na produção de recursos primários, beneficiamento de produtos e gerenciamento de propriedade agropecuária. Pode ainda atuar como consultor ou operador de bolsas de negócios. Outras possibilidades de atuação é como pesquisador e docente na área de Agronegócio, e no empreendimento de negócios no setor, participando de programas de políticas para pequenos e médios produtores.

Já o profissional de Sistemas de Informação pode atuar em empresas de assessoria, consultoria tecnológica e desenvolvimento de sistemas em diversos setores da economia: indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras e órgãos públicos. Esse profissional formado estará apto a projetar, construir e implementar sistemas de informação de acordo com as necessidades institucionais; coordenar infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades; atuar como consultor em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware e atuar em centros de pesquisa, de ensino, ou de desenvolvimento de software.

Centro Paula Souza
Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza, que completa 40 anos, administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em mais de 160 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 120 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, que oferecem cursos superiores de Tecnologia, o número de alunos matriculados ultrapassa 28 mil (números do 2º semestre de 2008).