carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Modernização Tecnológica



20/08/2008

Nesta terça-feira (19/08), o secretário de desenvolvimento e vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, participou da apresentação do novo projeto para a modernização do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado. A Secretaria de Desenvolvimento iniciou a reestruturação do IPT que será realizada nos próximos três anos (2008-2010).

Entre algumas atividades, o projeto de modernização visa estimular a estrutura de Pesquisa e Desenvolvimento, serviço com alto conteúdo tecnológico, o trabalho como centro de pesquisa pré-competitiva e o treinamento de pesquisadores no exterior. “Este Instituto cresceu muito e não trabalha só em benefício do estado de São Paulo, mas para o País”, enfatizou Alberto Goldman durante a apresentação.

Também estavam presentes na reunião o Ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento,Vahan Agopyan; o presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Luís Manuel Rebelo Fernandes; o presidente do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), Nilson Dias Vieira Junior; e os diretores do IPT.

“O IPT está dando o exemplo para os demais institutos que padecem de problemas comuns, pois além de criar novos desafios e objetivos, é preciso que as pessoas não se acomodem”, afirmou Sérgio Rezende. O ministro acredita que muitas empresas necessitem trabalhar com inovação, pois não basta vontade, experiência e capacidade para contribuir. O governo está criando programas de incentivo a potenciais participantes buscando atender a demanda de pequenas e médias empresas.

Com instalações distribuídas em 67 prédios, o IPT comemora 110 anos em 2009. Começou como Gabinete de Resistência dos Materiais, ligado à Escola Politécnica, e hoje é uma Sociedade Anônima, que passou por reestruturações e possui uma diversidade de áreas de atuação, como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; serviços tecnológicos especializados; programas de extensão para pequenas e médias empresas e a elaboração de diagnósticos técnicos. “Este é o único Instituto com capacitação para ensaios de fluência em rochas salinas”, informou o presidente do Instituto, João Fernando Gomes de Oliveira.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo