carregando...

Notícias

Notícias

Missão México rende prêmio a projeto



24/10/2008

A empresa paulista Treetech Sistemas Digitais recebeu da Confederação Nacional da Indústria o Prêmio CNI 2008, na categoria Inovação e Produtividade. O projeto premiado é um sistema de monitoramento on-line de transformadores elétricos que ficou conhecido internacionalmente após ser apresentado durante a Missão Comercial ao México, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, em setembro do ano passado.

O Sigma4web é um projeto inovador que revolucionou o sistema elétrico mexicano com a monitoração de transformadores de potência, feita por meio de sensores eletrônicos inteligentes instalados nos equipamentos. Com o sistema, é possível acompanhar pela internet o estado do transformador e a perda de vida diária, além de detectar defeitos incipientes, evitando danos e prejuízos que podem chegar a R$ 4 milhões para cada transformador que perder sua capacidade de uso.

Para o gerente de mercado externo da Treetech, Gilberto Amorim, a Missão Comercial teve importância fundamental para alavancar o sucesso do empreendimento. “O ambiente de negociação que a Missão propiciou facilitou o acesso do nosso sistema ao comércio internacional”, afirma.

De acordo com Amorim, após a implantação do projeto piloto apresentado durante a Missão Comercial, a Treetech vendeu outros seis sistemas similares para duas empresas mexicanas de distribuição, transmissão e geração de energia, formando uma rede que cobre o país.

Além da Missão Comercial, Amorim ressalta que o auxílio do Instituto de Pesquisas Técnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, foi crucial para a adequação do sistema às normas internacionais. “Mantemos convênios e parcerias com seis centros, entre universidades e instituições de pesquisa, em destaque o trabalho realizado com o IPT dentro do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex), que permitiu a adequação tecnológica do sistema para exportação”, explica.

Prêmio
A entrega do Prêmio CNI 2008 foi feita no último dia 7 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O evento é aberto a todas as empresas filiadas às federações estaduais e recebeu 24 inscritos para a edição deste ano. O objetivo é destacar a atuação de empresas que colocam boas idéias em prática inovam, superam obstáculos e ajudam a conduzir a indústria brasileira de forma eficiente e sustentada.

Para o gerente da Treetech, “receber o prêmio é um sinal de que estamos no caminho certo, cumprindo a missão da empresa de aplicar o conhecimento de maneira inovadora no desenvolvimento de equipamentos e sistemas que atendam a necessidade do cliente”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo