Missão Empresarial Brasil – Japão

10/04/2008

Foi realizada nesta quinta-feira (10/04), na sede da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, uma entrevista coletiva para a apresentação dos objetivos da Missão Empresarial Brasil – Japão. A viagem acontecerá entre os dias 17 e 27 de abril e é realizada em parceria do Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e Prefeitura da cidade de São Paulo.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, abriu o evento apresentando, de modo geral, os objetivos da missão. “Essa delegação tem a finalidade, em primeiro lugar de participar da comemoração do centenário da Imigração Japonesa no Brasil e aproveitando, como gancho, para ampliar os relacionamentos entre os países, para estabelecermos relações mais profundas, principalmente no campo econômico”, explicou o vice-governador ressaltando a importância da imigração japonesa para o Brasil e para o Estado de São Paulo.

Alberto Goldman disse ainda que a participação de capitais japoneses no Brasil já foi bastante expressiva na década de 50 a 70, “porém isso foi caindo com o tempo e hoje não é tão expressiva quanto já foi”. O vice-governador ressaltou que pretende promover a imagem do estado, apresentar as oportunidades de negócios e incentivar parcerias e investimentos no Estado de São Paulo.

Também estiveram presentes na coletiva o secretário de Estado de Esporte Lazer e Turismo, Claury Santos Alves Silva; o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP, José Augusto Correa; e o secretário Municipal Adjunto de Relações Internacionais, Flávio Goldman. José Augusto Correa, diretor da FIESP, informou que a federação recrutou 70 empresários, representando 36 indústrias, para compor a delegação nas rodadas de negócios com os empresários japoneses. Para o diretor a missão é um passo para acelerar o relacionamento entre os países. “Temos um desafio enorme pela frente que é reativar o vínculo entre Brasil e Japão”, destacou José Augusto Correa.

A missão empresarial adota ainda o caráter cultural, esportivo e de turismo. O secretário de Estado de Esporte Lazer e Turismo, Claury Santos Alves Silva explicou que dentre as ações pretendidas para o turismo estão a apresentação dos destinos do estado, as oportunidades de negócios e os preparativos para a copa do mundo de 2014. A programação cultural fica a cargo da prefeitura que levará cinco filmes produzidos por diretores radicados na cidade de São Paulo: O Ano em que meus pais saíram de férias, Não por acaso, A via láctea, Mundo Nikkei e Cosmópolis.

A delegação do governo do Estado, que trabalhará para a atração de novos investimentos japoneses para São Paulo, será chefiada pelo vice-governador Alberto Goldman e além do secretário de Esportes, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, terá ainda a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho.