carregando...

Notícias

Notícias

Missão da Investe SP de incentivar exportações chama atenção no debate do Grupo Lide



28/04/2015

Fonte: Investe São Paulo

Autoridades destacaram atuação de Quirós durante gestão na Apex Brasil na recuperação da balança comercial brasileira (Clóvis Vasconcellos/Investe SP)Uma das novas missões da Investe São Paulo, de incentivar as exportações no Estado, chamou a atenção dos participantes, na segunda-feira, 27 de abril, do debate do Grupo de Líderes Empresariais – Lide -, realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. 

O evento foi comandado pelo empresário e jornalista João Doria, contou com a presença de mais de 130 executivos e vice-presidentes de empresas nacionais e estrangeiras. Todos quiseram saber das novas atribuições, determinadas por decreto do governador Geraldo Alckmin, que vão incentivar também as pequenas e médias empresas paulistas a colocar seus produtos no mercado externo. A iniciativa foi elogiada pelo ex-ministro da Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, por ajudar a economia justamente num momento de dificuldades:

“Pelo que conheço do trabalho do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, que trabalhou comigo na Apex (Agência de Promoção de Investimentos e Exportação), no ministério, sei que dará bons resultados”, disse.

Furlan lembrou que o potencial para crescimento é enorme: ”Das quase 7 milhões de empresas do Brasil, apenas 20 mil exportam. É muito pouco. E São Paulo concentra 65% das exportações brasileiras. Isso mostra a força do Estado e a importância dada pelo governador à Investe São Paulo”.

O atual presidente da Apex, David Barioni Neto, disse que, este ano, o Brasil exportou 225 bilhões de dólares, sendo que, desse total, 28% é fruto das ações da Apex, as chamadas empresas vacinadas, no jargão da agência federal.

Barioni disse que Juan Quirós e o ministro Furlam correram o mundo quando atuavam no ministério e conseguiram fazer o País ter seguidos superávits naquele período.

Representando o ministro da Indústria e Comércio, Armando Monteiro, o secretário-executivo do ministério, Ivan Ramalho, também destacou o novo papel da Investe São Paulo e se colocou à disposição para ajudar a vender os produtos paulista mundo afora.

Ivan Ramalho respondeu várias perguntas da plateia. Falou sobre o potencial ainda existente na América Latina, Europa e também os Estados Unidos, cuja economia vive um momento de retomada. Compareceram ao evento pela Investe SP os diretores Sergio Costa e Ermínio Lucci.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo