Miracatu terá curso técnico gratuito de Administração

31/03/2010

O município de Miracatu (180 km da capital), no Vale do Ribeira, contará com uma classe descentralizada do Centro Paula Souza. O convênio foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, com a prefeita Déa Fátima Viana Leite Moreira da Silva, durante solenidade na Câmara Municipal de Miracatu.

A partir do segundo semestre, serão oferecidas 40 vagas no curso técnico gratuito de Administração, no período noturno, na Escola Estadual Poeta Domingos Bauer Leite – localizada na Avenida da Saudade, s/nº, no bairro de Ubirajara, Miracatu. As aulas serão ministradas por professores da Escola Técnica (Etec) Engº Agr.Narciso de Medeiros, de Iguape.

Sobre o curso
O técnico em administração é o profissional que executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoque. Além disso, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.

Empregabilidade
De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o último balanço de 2009 representou um aumento de 22,2% em relação ao levantamento do ano anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2%, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Sobre o Centro Paula Souza
Autarquia do governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra 183 Escolas Técnicas e 49 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 180 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 40 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação.