carregando...

Notícias

Notícias

Ministro inglês Mark Malloch-Brown debate crise



13/02/2009

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu nesta sexta-feira, 13 de fevereiro, o ministro britânico Mark Malloch-Brown, acompanhado do cônsul Martin Raven e do embaixador Alan Charlton. No encontro, foram discutidas ações para estimular a economia e pautar os preparativos da próxima reunião do G-20 (grupo dos países em desenvolvimento), que será realizada no próximo dia 2 de abril, em Londres.

De acordo com Alckmin, a abertura dos mercados internacionais é uma das saídas para o combate à pobreza. “As medidas protecionistas dos países ricos só agravam os impactos da crise nos países em desenvolvimento, principalmente aqueles que têm a economia voltada a exportações no setor agrícola”, advertiu o secretário.

Em contrapartida, o ministro inglês ressaltou que a prioridade do próximo encontro do G-20 será exatamente debater propostas para atenuar os impactos da crise nos países emergentes. “Vamos discutir ações que possam trazer a economia global de volta aos trilhos e certificar que a recessão não prejudique os países pobres com maior intensidade”, declarou Malloch-Brown.

O secretário de Desenvolvimento aproveitou para apresentar ao ministro as ações que estão sendo executadas pelo Estado. “O governador José Serra anunciou ontem um pacote de estímulo à atividade econômica, que prevê investimentos de R$20,6 bilhões, recursos suficientes para garantir empregos a mais de 850 mil pessoas”, afirmou Alckmin.

O ministro mostrou-se otimista com as ações do governo e disse que o Estado de São Paulo está mostrando grande esforço no combate à crise e que a economia brasileira terá um desempenho melhor em relação a outros países. “Embora haja dificuldades, a economia brasileira está mais preparada que muitos países do G20 e as iniciativas do governo de São Paulo ajudam a consolidar o Brasil como um país de grande expressão no cenário internacional”, ressaltou o ministro britânico.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo