carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Memorial da AL tem novo Conselho



11/04/2007

O Memorial da América Latina possui um novo Conselho Curador empossado na última segunda-feira (9/4), em sua primeira reunião do ano. O Conselho Curador da Fundação é o órgão superior deliberativo e de fiscalização do Memorial. A lei que o institui determina que ele seja formado pelos secretários de Cultura e de Desenvolvimento, reitores das universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) e presidente da Fapesp, além de três indicações do governador do estado de São Paulo.

O Conselho atual é formado por Alberto Goldman (Desenvolvimento), João Sayad (Cultura), Suely Vilela (USP), José Tadeu Jorge (Unicamp), Marcos Macari (Unesp) e Carlos Alberto Vogt (Fapesp) como conselheiros natos, além de José Aristodemo (Ensino Superior), Almino Affonso e Fernão Bracher, nomeados por José Serra.

Após a posse, o Conselho elegeu Aristodemo como seu presidente, por sugestão de Alberto Goldman. O Conselho também acordou sobre a minuta de projeto de lei que elevaria de 9 para 10 os membros do Conselho Curador, incluindo o cargo de secretário de Ensino Superior como cargo nato (já que o Memorial passou a integrar a secretaria de Ensino Superior desde a criação da mesma).

Foram aprovados o relatório de atividades e balanço de 2006 além de convênios celebrados com universidades latino-americanas, no âmbito da Cátedra Memorial da América Latina (parceria entre Memorial, USP, Unicamp e Unesp). As universidades parceiras são a Universidad Nacional de Três de Febrero, Universidad de Los Andes e Universidad Nacional de Colômbia, em Bogotá.

Goldman destacou a importância de uma participação mais efetiva do Conselho Curador na vida do Memorial e, para isso, sugeriu formas de agilizar a troca de informações entre os membros e a Fundação.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo