carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

MEC fecha parceria com Consecti



17/10/2012

No último dia 03/10, O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I – CONSECTI fechou uma parceria histórica com o Ministério da Educação (MEC) para Ensino Profissionalizante.

Trata-se de um acordo para inserção da Educação Técnica e Tecnológica nos Sistemas Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) permitindo maior interação e acesso para programas e projetos do MEC.

O encontro, que teve a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, e os representantes dos 9 estados que possuem as unidades escolares profissionalizantes dentro das respectivas Secretarias Estaduais de CT&I, onde foram acertados os detalhes para reuniões importantes que ocorrerão no final de outubro para o Brasil Profissionalizado, Bolsa Formação e Pronatec.

Segundo o coordenador do grupo pelo Consecti e secretário de C&T pelo Espírito Santo, Jadir Pella: “a rede estadual possui grande penetração nos Estados, permitindo maior acesso do aluno à educação técnica e tecnológica”.

Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com os objetivos de: expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio.

Brasil Profissionalizado
O Programa Brasil Profissionalizado destina-se à ampliação da oferta e ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio nas redes estaduais, em parceria com o Governo Federal.

Bolsa Formação
Bolsa-Formação oferece, gratuitamente, cursos técnicos para estudantes matriculados no Ensino Médio e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional para grupos sociais de diferentes perfis.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo