carregando...

Notícias

Notícias

Maxion Wheels instala nova fábrica de rodas em Limeira



06/06/2014

Fonte: Investe São Paulo
 
A Maxion Wheels lança nesta quinta-feira, 5 de junho, a pedra fundamental de sua nova fábrica de rodas em Limeira. A futura planta será construída no mesmo terreno onde hoje está instalada a unidade que produz rodas de aço para veículos leves, mais conhecida como Fumagalli, e que emprega aproximadamente 1200 colaboradores em três turnos.

A segunda planta vai fabricar rodas de alumínio para os mesmos tipos de automóveis, gerando 500 empregos diretos. O empreendimento conta com o apoio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (Investe São Paulo), agência de promoção de investimento do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o presidente da empresa nas Américas, Don Polk, a nova fábrica vai atender a alta demanda do mercado nacional por automóveis com este tipo de roda. “Fizemos uma análise detalhada quanto ao local em que a fábrica seria implantada. Pesou muito a favor desta escolha aspectos como logística, infraestrutura da cidade, mão de obra qualificada e o bom relacionamento com a comunidade e com o Sindicato local”, ressalta. 

As duas fábricas juntas somarão, ao todo, 1.700 funcionários na cidade. Polk lembra também que a região possui diversas empresas do setor automotivo e receberá em breve novas instalações das montadoras Honda, na cidade de Itirapina, e da Mercedes-Benz, na cidade de Iracemápolis, o que também influenciou na decisão pela cidade de Limeira. As duas empresas, inclusive, também estão sendo assessoradas pela Investe SP.

“São Paulo é o Estado que tem a cadeia de fornecedores mais completa do setor automotivo no País. Isso porque a região oferece a melhor infraestrutura para o escoamento da produção, otimizando a logística das empresas. O investimento da Maxion em São Paulo é uma prova da confiança do desenvolvimento contínuo do Estado e das melhorias que vem sendo feitas em estradas, portos e aeroportos”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida. 

Mais de 40% das fábricas do complexo automotivo do Brasil encontram-se em São Paulo. O Estado concentra 49% do valor da transformação industrial (VTI) e 53% do pessoal ocupado do segmento de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias nacional, conforme dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre a Maxion Wheels

A Iochpe-Maxion (“Companhia”) é a maior fabricante nacional de rodas e chassis para veículos comerciais e de vagões de carga e fundidos ferroviários. A Companhia gera atualmente mais de 6.500 empregos, distribuídos em sete unidades fabris, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e China.

A empresa atua nos segmento de rodas e chassis, autopeças e equipamentos ferroviários. Seus produtos são comercializados em mais de 42 países, espalhados pelos cinco continentes. Em 2008, os principais destinos das exportações consolidadas em termos de valor foram: EUA (48%), América Latina (17%), África e Oriente Médio (17%), Europa (11%).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo