carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Marcos Cintra visita parques de São Carlos



08/08/2013

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Marcos Cintra e comitiva em visita ao Parque Tecnológico de São Carlos (Cibele Marques/SDECT)O subsecretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcos Cintra, esteve em São Carlos, nesta quinta-feira, 8 de agosto, para conhecer o Parque Tecnológico de São Carlos (ParqTec) e o Parque Eco Tecnológico Damha (Ecotec Damha), com o objetivo de identificar ações de fomento e incentivo à inovação. Para Marcos Cintra, São Paulo tem vantagem competitiva em relação aos outros estados, já que possui boas universidades, profissionais qualificados e base tecnológica consolidada. “São Carlos concentra essas qualidades e os parques tecnológicos podem ampliar o destaque da cidade no cenário nacional e internacional”, reforçou.

Ao lado dos assessores técnicos da Pasta, o subsecretário iniciou a visita pelo Parque Tecnológico de São Carlos, onde foi recebido por um grupo liderado pelo presidente da Fundação ParqTec, Sylvio Rosa. Na oportunidade, Marcos Cintra conheceu ainda a incubadora mantida pela entidade e conversou com alguns empreendedores instalados no espaço. Localizado em uma área de mais de 200 mil m2, na Rodovia Luiz Augusto de Oliveira, o ParqTec conta com um centro administrativo, uma incubadora de empresas de base tecnológica, laboratórios, auditório e hall de eventos. Até o momento já foram investidos pelo governo do Estado mais de R$ 2,3 milhões em obras e equipamentos.

Na segunda parte da visita ao município, Marcos Cintra reuniu-se com o presidente do Instituto Inova (entidade responsável pela gestão do Ecotec Damha), José Octavio Armani Paschoal, para verificar os detalhes do empreendimento. Após o encontro, a comitiva seguiu para o Ecotec Damha, onde foi possível conferir o estágio atual de instalação do parque.

Segundo o subsecretário, o diagnóstico obtido in loco poderá contribuir para projetos do governo do Estado de apoio ao setor de ciência e tecnologia. “Certamente essa primeira visita de identificação e reconhecimento será seguida de outras, no sentido de colaborar para transformar tudo isso em um grande sucesso”, disse.

Subsecretário durante encontro com o presidente do Instituto Inova (Cibele Marques/SDECT)De acordo com o presidente do Instituto Inova, é de fundamental importância o trabalho de Marcos Cintra em tomar ciência sobre o atual estágio dos parques tecnológicos implantados no Estado. “A equipe comandada pelo subsecretário tem uma visão de negócio e de mercado muito apurada, e o olhar do Marcos Cintra está alinhado com o empreendimento, o que vemos como um fator muito positivo”, avaliou Paschoal.

Sobre o ParqTec
Credenciado definitivamente no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), o ParqTec tem suas atividades voltadas para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Instrumentação Eletrônica, Automação e Robótica, Engenharia Não-rotineira, Química Fina, Recursos Humanos, Comércio Exterior, Design e Marketing e Propaganda. Entre as empresas instaladas no local estão a Amdocs Brasil, uma das líderes na área de comunicações unificadas, e a multinacional Leica Geosystems, voltada ao setor Geomática, que trata das atividades de produção, coleta, armazenagem, análise, transmissão e gerenciamento de informações geográficas.

Sobre o Ecotec Damha
Pré-credenciado no SPTec em 2009, as operações do Ecotec Damha estão previstas para começarem neste mês de agosto com a inauguração da MIB (Materials Institute of Brazil), empresa que atua na área de engenharia de materiais com ensaios, análises, projetos de P&D e desenvolvimento de novos materiais que podem ser aplicados em diversos campos da engenharia. O empreendimento deve contar com um centro de inovação que abrigará a sede do Instituto Inova - entidade gestora do parque -, incubadora de empresas e laboratórios de pesquisa que darão suporte às companhias para o desenvolvimento e aprimoramento de novas tecnologias.

O projeto do Ecotec é integrado ao Parque Eco Esportivo Damha – um complexo imobiliário de 12 milhões de m2, dos quais 3,6 milhões são de área totalmente preservada, com identificação e catalogação de espécies da fauna e flora nativa. O parque é composto também por condomínios residenciais, trilhas ecológicas, ciclovia, hípica, restaurante internacional, centro de eventos e campo de golf.

Sobre o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec)
Criado em 2003, o SPTec oferece apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico, científico e sustentável do Estado.

Em todo o Estado de São Paulo, existem 28 iniciativas para implantação desses empreendimentos, sendo que o Parque Tecnológico de São José dos Campos foi o primeiro a receber o status definitivo no sistema. Desde então, outros cinco parques também receberam este título. São eles: Parque Tecnólogico de Sorocaba, Parque Tecnológico de Ribeirão Preto, Parque Tecnológico de Piracicaba, Parque Tecnológico de Santos e Parque Tecnológico de São Carlos (SciencePark/ParqTec). Hoje são 14 iniciativas com credenciamento provisório: Araçatuba, Barretos, Botucatu, Campinas (cinco iniciativas: Polo de Pesquisa e Inovação da Unicamp,CPqD, CTI-TEC, Ciatec II e Tecno Park) Parque Universidade Vale do Paraíba, Santo André, São Carlos-EcoTecnológico, São José do Rio Preto e São Paulo (duas iniciativas: Jaguaré e Zona Leste).

Incentivos estaduais
As empresas que se instalarem em parques tecnológicos do SPTec, que possuem credenciamento definitivo, poderão participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica poderão utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Clique aqui e confira mais fotos da visita.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo